Vitor Sobral recebe Lui Veronese e Leandro Nunes no projeto Casa Mangiare pelo mundo

0
Vitor Sobral entre os chefs Leandro Nunes e Lui Veronese no restaurante Esquina do Peixe, em Lisboa

Cozinhar nos restaurantes mais importantes do mundo é o sonho de qualquer chef. Adaptar-se a cultura gastronômica local é um grande desafio. E o chef Lui Veronese convidou o amigo de profissão Leandro Nunes para encarem esse desafio proposto pela revista Mangiare no projeto Casa Mangiare pelo Mundo. Portugal foi o destino.

Entre os dias 12 a 16 de março os dois chefs misturaram os seus temperos ao gosto da cozinha portuguesa e tiveram experiências únicas através do projeto Portugal Senses do advogado brasileiro Joaquim Cabral, que oferece passeios enogastronômico apela região do Dão. No roteiro: o prazer de comer e beber bem regado a boas histórias. O destino foi Coimbra e a primeira parada foi o restaurante Rei dos Leitões, famoso pela tradição na região em servir um dos pratos preferidos dos portugueses. Em seguida, foram recebidos pelo importante enólogo Luís Pato em sua adega, na Bairrada, e de lá saíram com vinhos nas mãos e o coração cheio de emoção. Pois um momento ao lado desse importante empresário português foi para eles uma grande aula. Eles ganharam vinhos com a data do ano de nascimento e que tem até 20 anos para serem consumidos. Uma preciosidade.

Luis Pato presenteia o chef com vinho do ano do seu nascimento. Raridade. Foto: Mário Galiano

O passeio no Hotel Quinta das Lágrimas, um palácio construído em 1326, foi oferecido o menu degustação no restaurante Arcadas comandada pelo o chef Vitor Dias, restaurante considerado um dos 500 melhores do mundo pela “Le Liste”. Vitor apresentou um menu degustação baseado no romance entre Pedro e Inês um luxo de lugar.

Convidados iniciando a degustação. foto: Mário Galiano

Em Lisboa, enquanto o fotógrafo Mario Galiano clicava para a capa da revista Mangiare edição Lisboa, os chefs Vitor Sobral, Henrique Sá Pessoa, João Guimarães e Gil Martins, os representantes brasileiros da gastronomia Lui Veronese e Leandro Nunes estavam preparando o menu degustação no restaurante Esquina do Peixe. Vitor Sobral abriu as portas da casa para os chefs convidados pela Mangiare apresentarem os frutos do Centro-Oeste e do Amazonas na cozinha.

foto: Mário Galiano
foto: Mário Galiano
foto: Mário Galiano
foto: Mário Galiano
foto: Mário Galiano
fotos: Mário Galiano

Na noite da Casa Mangiare em Portugal Leandro abriu com uma amuse crocante de sagu, beterraba e queijo curado com cumaru, seguindo com um Carpaccio de manga com baunilha do cerrado por Lui Veronese, na entrada quente Cavala com arroz negro, pistache e molho Yemanjá com puxuri por Leandro e o prato principal Vitor Sobral apresentou um bacalhau a brasileira com molho a base de leite de coco. E a sobremesa ficou a cargo do brasiliense e o português. A homenagem ao cerrado veio com ganache de buriti, raizes de chocolate e terra de baru com jatobá. Vitor preparou um pudim com
calda de maracujá. No welcome drink Lui preparou um drinque do premiado Gin Amazzoni com Açaí Motion e cascas de laranja e os pratos foram harmonizados com vinho branco Vinha Formal 2008 duplo magnum uva Bical fermentada em pipas de carvalho francês da adega Luís Pato.
Entre os convidados a atriz portuguesa Liliana Santos, o secretário de turismo de Florianópolis Juliano Pires, o enólogo Luís Pato e o estrelado chef Henrique Sá Pessoa.

Leandro Nunes, Lui Veronese, Vítor Sobral, Maristela Valadares, Henrique Sá Pessoa, Luís Pato e Joaquim Cabral. Foto: Mário Galiano

Uma noite mágica e o perfume dos frutos do cerrado e da Amazônia moveram a curiosidade e os elogios aos chefs fizeram a noite um grande momento.
E a alegria gastronômica não para por aí, os dois chefs da Casa Mangiare foram convidados pela Secretaria de Turismo de Florianópolis para fazerem uma apresentação no estande do estado na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, evento internacional que agitou a cidade durante a semana. E os dois chefs serviram ostras frescas com molho de buriti, limão siciliano, salicornia e brotos de rabanete.
Os desafios são grandes e a capacidade única de Lui Veronese liderar esse cenário pelo mundo afora não para por aí. No decorrer do ano a revista Mangiare promoverá em parceria com as embaixadas da Colômbia, México e Espanha campanhas gastronômicas em defesa dos frutos brasileiros na alta gastronomia mundial.
O lançamento da edição de Portugal será na primeira semana de abril com muitas histórias marcantes do país colonizador.

Comentários