URGENTE: STF MANDA BOLSONARO DIVULGAR NÚMEROS VERDADEIROS SOBRE PANDEMIA Decisão foi do ministro Alexandre de Moraes

0

o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou que o governo federal, divulgue os números acumulados de mortes causadas por covid-19 e de casos confirmados de infectados no Brasil.

O STF decidiu em favor de um pedido impetrado na corte pelos partidos Rede, PC do B e PSOL. Os partidos alegaram que o governo federal está emitindo os reais dados dos efeitos da pandemia sobre os brasileiros nos últimos dias.

Na decisão, Alexandre de Moraes disse que a pandemia é uma ameaça real e gravíssima. Para o ministro do STF, a doença, que vem extenuando a capacidade operacional do sistema público de saúde, com mais de 36 mil mortos, aínda terá consequências mais devastadoeas para a população, caso não sejam adotadas pelo governo Bolsonaro medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas.

Entre as medidas, diz Moraes, estão “a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no país”, explicou na decisão.

Comentários