Uma viagem virtual pela história de Brasília

0

O Arquivo Público do Distrito Federal, orgulhoso de sua função de guardião da memória de nossa cidade, preparou para ela um presente de aniversário, algumas exposições virtuais.

Neste momento em que o distanciamento social se faz necessário, nossos funcionários têm sentido falta do contato com a população e, por isso, prepararam cinco exposições virtuais a respeito da história dessa capital que alçou voos do papel graças à força e à fé dos que acreditaram ser possível erguer a “cidade mais moderna do mundo” em três anos e meio!

Cinco grandes temas resgatam a epopeia que enche de orgulho nossa população. As Comissões Cruls contam como se determinou a localização do quadrilátero; o Lago Paranoá, a “moldura líquida” que espelha o céu de Brasília; a Praça do Cruzeiro, que a tudo assitiu; os Núcleos de Apoio e seu caráter humano; e o Marco Zero, onde tudo haveria de começar; são as cinco linhas mestras por meio das quais os funcionários do Arquivo expressam suas paixões pelos guardados que se encontram em nossos acervos.

As exposições virtuais são, então, nosso presente para a cidade e para toda a população. O Superintendente do ArpDF, Adalberto Scigliano, traduz melhor que ninguém a expectativa experimentada pelo órgão. “Eu não sou daqui. Então, quando vim para o Arquivo e comecei a ter contato com a riqueza que é isso aqui, entendi melhor esse orgulho que eu percebo nas pessoas da cidade.

A história de Brasília é apaixonante! Ela foi feita por grandes homens que tiveram a coragem de tirá-la do papel. Mas muito mais que isso, ela é fruto do esforço de milhares de pessoas desconhecidas que, com amor, esperança e dor, ergueram essa cidade tão linda, que extrapolou as fronteiras espaço-temporais para se tornar patrimônio da humanidade!”, complementa.

As exposições foram pensadas com todo o carinho. Tivemos o cuidado para que fossem inclusivas e, assim, acessíveis a todos. Elas estarão disponíveis a partir do dia 19 de abril no site do Arquivo Público do DF: http://www.arquivopublico.df.gov.br

Comentários