Shoppings reabrem quarta-feira em Brasília Governador publicou decisão de reabertura no Diário Oficial

0
Conjunto Nacional Brasília

O governo do Distrito Federal autorizou a reabertura de centros comerciais de compras (shoppings em inglês) a partir da próxima quarta-feira dia  27. O decreto foi publicado na noite de ontem no Diário Oficial do Governo do Distrito Federal (GDF).

Segundo o governador Ibaneis Rocha,  os responsáveis pelos shoppings deverão seguir protocolos de segurança para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Os cinemas, teatros e áreas de recreação deverão permanecer fechados. Já os restaurantes e as lanchonetes das praças de alimentação só poderão disponibilizar o serviço de delivery. A reabertura dos shoppings em Brasília acontece quando a cidade chega aos 84 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Segundo Levantamento da Secretaria de Saúde, cinco pessoas morreram nesta sexta-feira (22/5) em decorrência de contraírem o vírus chinês e o número de  casos confirmados subiu para 5.771 no DF.

O governador Ibaneis Rocha afirmou que foi preponderante para a decisão de liberar os centros comerciais a conclusão do hospital de campanha no Estádio Nacional Mané Garrincha, com 200 leitos. “Abrir um hospital não é fácil”, disse ao Correio. Ontem, a unidade recebeu o primeiro paciente (veja abaixo). O emedebista ressaltou, também, a importância de que a decisão tenha sido tomada com tempo suficiente para que o setor e os empresários possam se organizar.

Pelo menos cinco pessoas morreram em média por dia no DF, nesta semana, por conta da pandemia. O DF tem 50% de ocupação de leitos de UTI, o que também pesou na decisão de reabertura gradual do DF.

Comentários