Começou o Salão do Móvel de Milão 2016! Apesar do clima de empolgação, a feira mostra sinais de que o mundo do design está passando por mudanças significativas.Stefano Giovannoni, ex diretor criativo da Alessi, que acaba de lançar duas novas marcas − a jovem Qeebo e a luxuosa e artesanal Ghidini 1961 −, confidenciou à Casa Vogue: “a forma com que o mercado funciona é a mesma há décadas. Ele precisa ser reinventado e se adequar às necessidades do século 21.”
As transformações já podem ser sentidas no evento. No lugar da profusão de novidades, as marcas escolheram por aprimorar produtos existentes e aumentar coleções passadas, além de concretizar projetos-piloto de anos anteriores.
Outra característica interessante é a presença massiva de designers orientais, assinando peças próprias e para grandes marcas. “Não existe mais diferença entre oriente e ocidente. Vivemos em um mundo globalizado onde as pessoas têm acesso às mesmas informações”, comentou o designer japonês Naoto Fukasawa à Casa Vogue.

Dentre os lançamentos, surgem produtos com o foco maior no bem estar, deixando a estética em segundo plano. “É preciso pensar em todo o contexto em que uma poltrona ou sofá estarão inseridos ao criá-los. A forma como as pessoas interagem com eles é o que dita, e não a aparência isolada de cada peça”, completa Fukasawa.
Seguindo este pensamento, surgem itens ecologicamente corretos, outros voltados para a educação infantil e vários ideais para os pequenos espaços residenciais, cada vez mais comuns. Assim, a palavra “mudança” vem carregada de muito otimismo!
Abaixo, conheça as peças que mais chamaram a atenção da Casa Vogue!
A Kartell apresentou ao mundo a cadeira Organic, assinada por Antonio Citterio, sua primeira peça cujos materiais provém de origem ecológica certificada!
Patricia Urquiola assina, para a Kartell, a coleção de mesa Trama, inspirada nas cores terrosas e nas texturas dos utensílios orientais.
Dentre os muitos lançamentos da marca pensados para os pequenos, destaca-se a mesa Clip Clap, de Ferruccio Laviani, cujos pés empilháveis permitem que o móvel acompanhe o crescimento das crianças.
Ainda no mood infantil, os Discovolantes, de Piero Lissoni, são objetos de desejo imediatos para os grandes e os pequenos: brinquedo e peça de design ao mesmo tempo!
Missoni Home
As lounge chairs da imagem exemplificam a versatilidade do novo tecido da marca: as duas foram revestidas com o mesmo, mas usando lados diferentes. Cool!
A novidade foi apresentada orgulhosamente por Rosita Missoni, matriarca da Missoni.
Molteni &COg
Já a nova escrivaninha Ink, de Jasper Morrison traz design mais minimalista, porém não menos elegante!
Reparou nas bandejas ao lado do assento Grapy? Elas são parte da coleção Mix&Match, da brasileira Flávia del Pra, feitas para a Gan. Cada uma delas traz uma estampa diferente, e todas elas podem ser usadas em conjunto para formar diversas combinações harmônicas.
A coleção Esqueleto, de Pedro Franco, foi apresentada pela primeira vez em versão completa no exterior. As estruturas que se assemelham a madeira são, na verdade, formadas por uma mistura de coco ou acerola.
Em celebração ao centenário de Harry Bertoia e aos 50 anos da Platner Collection, a Knoll lança, com banho de ouro 18 quilates, tanto a icônica Diamond Chair quanto a linha de móveis criada por Warren Platner – a última, inclusive, foi idealizada para ser produzida com tal acabamento, projeto que não se concretizou pelas limitações tecnológicas da época. Um luxo!
Já o duo Analogia Project assina o conjunto de vasos Greeky, que reinterpreta de forma contemporânea e caleidoscópica os tradicionais desenhos dos vasos gregos. Um charme!
A linha Riva, de Jasper Morrison, traz todos os itens necessários para uma vivência especial ao ar livre. São vários modelos de poltronas, sofás, mesas e lounge chairs.
Já a poltrona Ming`s Heart é assinada pelo taiwanês Shi-Chieh Lu, que posa orgulhosamente em sua criação.
A Zanotta também concretiza, em 2016, a mesa Fenica, projetada por Piero Bottoni em 1936. A reedição da peça é feita com um novo material, levíssimo e estável ao mesmo tempo.
Mirando no futuro, a Moroso revela os protótipos da poltrona Jumbo, criada pelo estudio espanhol Marmelada. Inspirada em bancos africanos de madeira, faz uma releitura da simplicidade tribal, mas com muito conforto!
Em parceria com a Foscarini, a marca lança a luminária de parede Vent, inspirada nas saídas de ar canalizadas.
Raw Luxury. Esse é o conceito da Henge ao manter perceptíveis as características naturais dos materiais nobres, como madeira fossilizada e mármores raros, usados em seus móveis. Na imagem, um conjunto de formas triangulares composto por pedra, metal, couro aveludado e mais.
A linha Aquário, dos Irmão Campana, usa tecnologia de ponta para revestir vidro colorido com lâminas finíssimas de madeira. O resultado é belo e surpreendente!
Piero Lissoni usou um tipo de vidro texturizado tradicionalmente usados nas janelas de décadas passadas para dar formas nada antiquadas ao aparadores Magic Box.
A Arper celebra o sucesso de sua cadeira Catifa, lançada em 2014, ao apresentá-la em varias combinações de candy colors.
Fonte: Casa Vogue - TEXTO E FOTOS MICHELL LOTT