Rocambole de Carne Recheado de Provolone

0
Eu já dei aqui no blog uma receita bem semelhante, mas achei interessante compartilhar novamente porque desta vez usei aveia para dar liga na carne. A aveia deixa mais nutritivo sem interferir no sabor.
Servi acompanhado de purê simples de batata e ervilhas frescas que eu adoro (me sentindo uma típica americana, vai vendo!).
Para começar, faça uma marinada usando:
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 1 colher (café) de mostarda
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola ralada

Deixe descansar por 10 minutos para hidratar a aveia.

tempero_bolo_carne

Em seguida, junte a esta mistura 500g de carne moída (pode ser patinho, acem, ou a carne da sua preferência) e um pouco de salsinha picada. Misture bem. O ideal é usar as mãos para amassar e dar liga. O resultado será este:

carne_temperada1

Para a montagem, estique um pedaço de plástico filme sobre a pedra da pia ou uma bancada. Em cima dele coloque a carne, e com as mãos, dê o formato de retângulo.
Coloque o recheio. (na ocasião usei palitos de queijo provolone, mas pode ser o que você quiser).pap_bc1
Quando terminar de enrolar pressione bem as pontas para não deixar o recheio escapar. Coloque em forma untada com azeite, forrada com papel manteiga e com mais azeite por cima. Esta é a melhor opção para não grudar.
Você pode levar para assar sobre papel alumínio também, mas ele deve estar untado com muito azeite por cima (entre o alumínio e a carne). Ou ainda, direto em um refratário de vidro bem untado também.
pap_bc3
Leve para assar em forno médio até a superfície dourar. Eu sei que vocês vão perguntar quanto tempo de forno, mas gente, isso depende muito da marca do seu fogão. Só para exemplificar, eu tinha um fogão de outra marca antes, o mesmo bolo, assando nos mesmos 200º naquele fogão levava 1h e 10 e nesse novo leva 40 min. Então tempo de forno é uma informação furada! Pode abrir o forno e checar depois dos 15 minutos, se estiver com cara de assado, é porque está assado! Ó que informação “gênia” hahaha!
Fica bonitão assim, ó:
interior_Bolocarne3
Tem uma receita para você fazer um purê matador –> aqui. A ervilhas frescas congeladas (sempre tenho 1 pacote no freezer) eu passei pela água fervente (deixei 1 minuto de molho) e temperei com azeite e sal.
Esta receita serve bem 4 pessoas.
Comentários