Quem são os realmente novos, entre os 60% de renovação da Câmara Legislativa em Brasília? Dois eleitos nunca exerceram cargos políticos ou tiveram indicações, parentes políticos ou padrinhos conhecidos na velha política local.

0
Daniel Donizet e Julia Lucy nunca participaram da vida pública política

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) obteve o maior percentual histórico de renovação para os próximos quatro anos, com 60% de novos deputados eleitos. Mas passando uma lupa pelos nomes dos 24 consagrados nas urnas, encontramos, entre os 16 novos deputados, dois nunca participaram da política local ou nacional ou tiveram cargos ou padrinhos na velha forma de fazer política do DF.

Daniel Donizet do PRP e Júlia Lucy do Novo são as verdadeiras novidades no jogo político brasiliense. Eles nunca ocuparam cargos indicados, não tiveram parentes políticos ou padrinhos nos quadros conhecidos dos partidos políticos atuantes no DF.

Os brasilienses foram às urnas com desejo de mudança, mas para que a renovação seja eficaz, no que tange a construção de políticas públicas, leis e fiscalização do executivo ainda é preciso que os verdadeiramente novos ocupem espaços de destaque no protagonismo da Casa legislativa.
Apesar dos dezesseis nomes estreantes na CLDF, a verdadeira renovação das tendências políticas foi reduzida e precisa ser fortalecida pelos eleitores que pedem mudança geral.

É preciso que os eleitores fiquem atentos às movimentações da CLDF e principalmente na formação do governo de Ibaneis Rocha.

A responsabilidade de Donizet e Lucy é gigantesca. Eles devem estar preparados para enfrentarem todos os tipos de pressão e acordos no legislativo. Se quiserem destaque em suas ações, que correspondam aos anseios de quem os elegeu, terão de rapidamente compreender como funciona o jogo político e se posicionarem dentro e fora do legislativo.

Os dois deputados têm em comum as redes sociais fortemente utilizadas em suas campanhas. Donizet é professor de tecnologia e mantém uma página onde ensina gratuitamente tecnologias da informação e Júlia possui um blog de apoio às mulheres empreendedoras.

Professor de Tecnologia da Informação há mais de 12 anos, Daniel Donizet, que se elegeu com mais de nove mil votos, nasceu no Gama e atualmente reside no Jardim Botânico. Daniel tem um canal no YouTube onde fala de informática, marketing digital, empreendedorismo e política. Formado em licenciatura da computação, com duas pós-graduações na área de Tecnologia da Informação, ele promete utilizar a sua experiência na desburocratização dos serviços públicos. Daniel fez a campanha apoiando Jair Bolsonaro presidente da República.

Já Julia Lucy foi moradora de Ceilândia, Taguatinga e Asa Sul e mora no Guará. Ajudou seu pai em comércio, e é concursada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela mantém uma plataforma de geração de rede e de ensino para mulheres, a #LigaDelas. A servidora pública é a primeira deputada distrital eleita pelo Partido Novo. Júlia Lucy se coloca como uma fiscalizadora do futuro governador e fez sua campanha apoiando o candidato do Novo, Amoedo para presidência da República.

Deputados eleitos na Câmara Legislativa
1° Martins Machado (PRB)
2° Delegado Fernando Fernandes (Pros)
3° Professor Reginaldo Veras (PDT) – Reeleição
4° Rafael Prudente (MDB) – Reeleição
5º Delmasso (PRB) – Reeleição
6º Chico Vigilante (PT) – Reeleição
7º Robério Negreiros (PSD) – Reeleição
8º Agaciel Maia (PR) – Reeleição
9º José Gomes (PSB)
10° Arlete Sampaio (PT)
11° Claúdio Abrantes (PDT) – Reeleição
12° Jorge Viana (Pod)
13° Iolando (PSC)
14º Eduardo Pedrosa (PTC)
15º João Cardoso Professor Auditor (Avante)
16º Roosevelt Vilela (PSB)
17° Telma Rufino (Pros) – Reeleição
18° Hermeto (PHS)
19º Fábio Felix (PSOL)
20º Valdelino Barcelos (PP)
21° Daniel Donizet (PRP)
22° Júlia Lucy (Novo)
23° Reginaldo Sardinha (Avante)
24º Leandro Grass (Rede)

Comentários