Que lugar é esse? Uma brincadeira que se tornou livro com imagens instigantes da capital do Brasil Imagens aéreas de prédios e monumentos foram compiladas em edição para comemorar o sexagenário de Brasília

0

O “piloto de drone”, Ricardo Lins Brasiliense lança seu primeiro livro de fotografias aéreas que começou com uma brincadeira entre amigos. As imagens inusitadas e instigantes provocam a imaginação, a memória e o raciocínio de quem se propõe a descobrir qual é o prédio ou monumento captado pelas lentes do drone. As imagens foram capturadas na vertical, de cima para baixo.

As interações com a deliciosa brincadeira nas redes sociais, surpreenderam o próprio autor, que decidiu fazer uma coletânea com 60 imagens especialmente selecionadas para comemorar os 60 anos que Brasília completará em abril de 2020.

As imagens produzidas pelo autor já são premiadas. Ricardo Brasiliense recebeu Menção Honrosa por seu talento, entre as vencedoras do Festival Internacional de Fotografias, Brasília Photo Show 2019/2020.

Menção honrosa para Ricardo Brasiliense no Festival Brasília Photo Show

Quando se deu um drone de presente de aniversário em 2018, a ideia era apenas se divertir. No início do ano seguinte, o paraense, que chegou a Brasília com menos de dois anos de idade, em 1967, descobriu a beleza de ver do alto, a cidade onde cresceu.

Impressionado com os ângulos surpreendentes de prédios e de paisagens registrados lá de cima, o fotógrafo amador, que é analista de sistemas, resolveu compartilhar algumas imagens nas redes sociais, desafiando seguidores a descobrirem os locais e a identificarem os autores dos respectivos projetos arquitetônicos.

Assim nasceu Que lugar é esse?, que acaba de tomar a forma de livro, editado pela Chiado Books. “Fazer as fotos foi uma brincadeira, assim como as transformar em um jogo de adivinhação. Mesmo quem conhece bem a cidade se confunde com suas formas e curvas vistas do céu”, conta o autor.

No verso de cada fotografia, o leitor encontrará a resposta para a pergunta que dá nome ao livro, além da localização, do nome do autor do projeto arquitetônico e, em alguns casos, do engenheiro calculista. “Que lugar é esse? reúne três paixões minhas: Brasília, fotografia e tecnologia”, resume o administrador de banco de dados, que já aproveita as viagens para ampliar o projeto a outras cidades do Brasil e do mundo.

Uma noite de autógrafos acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, no restaurante Carpe Diem, na 104 sul.

Que lugar é esse? — Descubra a capital do Brasil
Que lugar é esse? — Descubra a capital do Brasil

Que lugar é esse? — Descubra a capital do Brasil
Ricardo Lins Brasiliense
Chiado Books, 2019
R$ 44

GÊNERO Não ficção
ACABAMENTO Brochura
FORMATO 21 × 21 cm
PÁGINAS 140

www.quelugareesse.com
Instagram: quelugar_e_esse

 

Comentários