Quais as plantas ideais para cultivar em sacadas no verão?

0
3301

Escolhendo as plantas certas e tomando alguns cuidados, é possível trazer mais verde para essa área do apartamento

Contar com uma sacada arborizada é uma ótima maneira de deixar o apartamento mais agradável e aconchegante. Porém, muitas pessoas acabam esbarrando em algumas dificuldades, como o tamanho do espaço e, principalmente, manter as plantas saudáveis – especialmente no verão.

Se você sempre quis ter uma sacada com uma pitada de natureza, mas não sabia como, confira nossas sugestões de espécies e cuidados para transformar esse desejo em realidade!

As melhores plantas para sacada

Um dos pontos fundamentais para transformar essa área em um local mais cheio de vida e que proporcione sensações de tranquilidade e conforto é escolher as espécies certas de plantas. Dessa forma você consegue criar um espaço agradável e ao mesmo tempo de fácil manutenção.

De forma geral, a maioria delas pode ser classificada em espécies de:

 

  • sombra;
  • meia-sombra;
  • e sol.

Portanto, no verão o ideal é contar com aquelas de meia-sombra e sol, pois são mais resistentes ao calor e aos raios UV. Abaixo você conhece algumas dicas de espécies perfeitas para colorir sua varanda na estação mais quente do ano!

Primavera

A primavera (cujas variações são Bougainvillea spectabilis e Bougainvillea glabrabonita) pode ser resumida como uma união perfeita entre beleza e resistência. Isso porque essa planta de sol pleno resiste à maresia, aos ventos fortes, ao calor e às mudanças de temperatura conservando seu visual com folhas brácteas em tom violeta.

 

Regada a cada quinze dias, ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto em forma de arbusto, em um painel, por exemplo.

Azaleia

A azaleia conta com uma certa beleza rústica que, combinada com suas pétalas rosadas, traz vida para a sacada. Necessitando de adubagem a cada três meses, em média, e rega a cada dois ou três dias, ela dá um pouquinho mais de trabalho na manutenção. Mas, para compensar, resiste muito bem às condições do verão.

Palmeira fênix

A palmeira fênix é uma variação perfeita para ambientes externos, especialmente a varanda durante o verão. Ela se desenvolve muito bem recebendo uma grande quantidade de sol e precisa ser adubada somente a cada seis meses, o que também é prático. Além disso, sua versão “mais baixinha”, com 1,2 a 1,8 metros, combina bem com o espaço.

Talvez você tenha interesse em ler algumas idéias para dar um up na sua varanda.

Árvores frutíferas

quem quer variar e ter plantas diferentes nessa área do apartamento pode apostar em árvores frutíferas para compor o pequeno jardim. A jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e a pitangueira (Eugenia uniflora) são bastante resistentes e frutificam nos vasos, dando um volume muito bonito ao pequeno jardim.

Como aproveitar melhor o espaço da sacada

Uma ótima tendência para a decoração de um jardim na sacada é apostar em vasos suspensos e em painéis horizontais nas paredes. Criando os chamados jardins verticais, você consegue otimizar os espaços e, além disso, deixar o local leve e com um clima agradável.

Para esse tipo de decoração a dica é escolher espécies como samambaia e outras similares que transbordam do ambiente em que estão plantadas. Além disso, também é uma ótima ideia ter vasos suspensos com folhas ou flores bem coloridas. Alguns exemplos são: flor-batom, brinco-de-princesa e a columéia-peixinho.

Com essas sugestões de espécies e dicas sobre como aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível, você já tem um ótimo começo para decorar sua sacada do seu apartamento com plantas lindas e resistentes. Assim, seu verão ficará ainda mais cheio de vida, natureza e bem-estar!

Por: Marcela Barbosa

Comentários