Primeiro vôo de novo caça Gripen da FAB no Brasil Caças são alvo de Investigações contra corrupção no governo Dilma

0

Um caça Gripen comprado pela Força Aérea do Brasil em 2013 fez seu primeiro voo de teste no espaço aéreo brasileiro nesta quinta-feira (24), sete anos depois, mas ainda não está na ativa.

A aeronave decolou de Navegantes, em Santa Catarina, com destino Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O voo teve cerca de uma hora de duração. O perfil oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) no Twitter compartilhou o momento da decolagem.

Este é o primeiro caça sueco Gripen a chegar ao Brasil, entre os 36 comprados pelo governo brasileiro, ainda na presidência de Dilma Roussef do PT.

A compra de caças Gripen, da sueca SAAB, é cercada de mistérios. O avião sueco derrotou o F-18 Super Hornet, da Boeing, e o francês Rafale, produzido pela Dassault Aviation. Há suspeitas de envolvimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em direcionamento da compra.

O ex-ministro da Fazenda, hoje Economia, dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, dentro da Operação Zelotes, acusou o ex-presidente Lula de ter recebido propina da fabricante sueca na encomenda para FAB.

A investigação brasileira sobre corrupção a respeito do acordo para a compra dos caças para a FAB, ouviu em junho do ano passado, até o ex-presidente da França François Hollande, que foi interrogado pela polícia francesa na condição de testemunha.

Procuradores brasileiros estão investigando se o antecessor de Dilma, Lula usou sua influência sobre a sucessora para ajudar a proposta da SAAB a ser a vencedora da concorrência, mas o processo na 10° vara federal em Brasília, ao contrário do jato, se arrasta.

Hollande e Sarkozy, que se recusou a depor, foram chamados ao processo pela defesa de Lula.

Em 2018 Lula começou a cumprir pena de prisão resultante de uma condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação, que mais se aproxima do Gripe, a Lava Jato, mas foi solto por decisões do STF.

O primeiro caça Gripen adquirido por Dilma chegou ao Brasil em um navio no último domingo (19), vindo da Suécia e faz parte do programa de renovação da frota da FAB.

Assista o vôo gravado e publicado pela FAB no Twitter: https://twitter.com/fab_oficial/status/1309180233208279042?s=20

O contrato entre a empresa sueca e o Brasil começou em 2014, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, e previa a compra de 36 aeronaves.

Os aviões têm previsão de integrar operações da FAB a partir de 2021.

Decolagem do primeiro voo do caça Gripen em espaço aéreo brasileiro

Comentários