Petrobras abre edital para projeto de ventilador pulmonar de baixo custo Estatal vai financiar produção de equipamentos

0

A Petrobras e o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) abriram um edital para selecionar projetos e fabricação de ventiladores pulmonares mecânicos.

Serão gastos R$ 1,4 milhão nos processos de registro e fabricação de ventiladores de baixo custo e complexidade, que serão destinados a hospitais públicos. O custo do equipamento deverá ser de R$ 5 mil, valor equivalente a 10% dos preço praticado com ventiladores tradicionais no mercado.

Segundo a estatal, “diante da escalada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, unimos esforços como o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) para aumentar a disponibilidade de ventiladores pulmonares mecânicos no país. Com o objetivo de alavancar a produção desses equipamentos no curto prazo”,

Segundo a Petrobras, intenção é apoiar não só a pesquisa clínica, mas também os processos de registro e fabricação de ventiladores de baixo custo e baixa complexidade, destinados a hospitais públicos de todo país. O público-alvo do edital são universidades, instituições de ciência & tecnologia e empresas capacitadas tecnicamente a desenvolver os equipamentos.

Os interessados deverão inscrever seus projetos na chamada “primeira onda”,até o dia 2/06, seguindo as instruções indicadas no edital (clique aqui) .

O edital prevê duas fases: na primeira serão realizados testes do desempenho dos ventiladores em pulmão artificial e na segunda, em animais e seres humanos. O primeiro lote de produção do equipamento, com 200 unidades, será financiado pelo programa.

Comentários