Pesquisa que mostra Bolsonaro vencendo eleiçoes é FALSA

0

A pesquisa que teria sido feita em julho e que afirma que “Bolsonaro está na frente em todos os estados e venceria as eleições no primeiro turno mesmo com Lula sendo candidato” ganhou novo fôlego nas redes sociais e vem se espalhando rapidamente.

O levantamento é falso e não tem registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O material enganoso fala em “realizadas pela instituição de pesquisas”, ou seja, o instituto responsável pelo suposto levantamento sequer é citado.

Os números apresentados são iguais aos de uma suposta pesquisa do Instituto Paraná, que já foi negada pela própria instituição. Em nota oficial, o Instituto Paraná afirma que não publicou pesquisa com resultados resultados para todos os estados brasileiros e pede para que as pessoas desconsiderem o conteúdo do material por se tratar de informação falsa.

De acordo com o TSE, entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições de 2018 ou a candidatos devem registrá-las junto à Justiça Eleitoral, como determina a resoulção nº 23.549, de dezembro de 2017.

Divulgar levantamentos falsos ou que não foram registrados pode gerar uma multa de até R$ 100.000 para o veículo de comunicação.

Comentários