Avião A320 da Latam colide com pássaros na decolagem em Brasília

0

Pássaros foram sugados pelo motor número 1 de um A320 da Latam na manhã desta quinta (7) em Brasília assim que o jato decolou rumo a Congonhas. O comandante precisou retornar ao terminal.

Na prática, nada demais, o procedimento costuma ser bem simples:

O piloto verifica se há danos estruturais no motor, desliga-o, pede prioridade para o pouso e dá algumas voltas na região para queimar combustível. Em jatos maiores costuma -se alijar (despejar) combustível dos tanques, já que as aeronaves têm um peso máximo ideal específico para aterrisagens. Não foi o caso do A320.

airplane latam A320

– Ah, mas não se diz que aviões podem voar só com um motor?

Sim, podem. Mas aviação trabalha sempre com redundância, dois motores representam mais segurança que um. E o ideal é pousar para analisar a extensão de eventuais danos.

Ingestão de pássaros por um motor não é raro na aviação. Raro mesmo é quando mais de um motor atinge pássaros ao mesmo tempo, como  há 10 anos em Manhattan, quando um A320 (mesmo modelo do Latam deste dia 7) da U.S. Airways que fazia o voo 1549 perdeu seus 2 motores logo na decolagem.

Quem assistiu ao filme Sully, com Tom Hanks, lembra que o comandante Chesley Sullemberger ainda estava em baixíssima altitude e por isso precisou pousar nas águas geladas do rio Hudson. Apesar do susto, não houve vítimas nesse incidente.

A falha de um dos motores não costumam ser problemas nem mesmo na corrida na pista para a decolagem. Um vídeo de dezembro de 2017 registra o instante em que um Boeing 747 perde um de seus motores segundos antes do “rotate”, instante em que o jato inicia a subida. No vídeo é possível ouvir barulhos semelhantes a pequenas explosões e vê-se fagulhas saindo do motor em pane. O piloto da British Airways decolou normalmente e retornou em segurança ao aeroporto de Phoenix.  Uma mulher que fazia a gravação na cabeceira da pista se assusta:

– Meu Deus, e agora?”

Um homem que estava ao lado (provavelmente ambos trabalham no terminal) responde com naturalidade:

– Agora o comandante vai declarar emergência e voltar.

Os passageiros da Latam em Brasília já foram reacomodados em outros voos e seguiram para São Paulo.

Por meio de nota, a Latam confirmou que a aeronave foi atingida por um pássaro no motor e acrescentou: “A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

Comentários