Para assistir na pandemia: O Gambito da Rainha tem como pano de fundo jogo de xadrez Atriz conta que nunca tinha jogado xadrez antes da série

0

A mais nova minissérie da Netflix, “O Gambito da Rainha”, estreou na última sexta-feira (23) e é excelente opção inteligente para a telinha.

A série é uma adaptação do livro homônimo de Walter Tevis publicado em 1983 e conta a estória de Beth Harmon, com interpretação impecável, na fase adolescente e adulta, da atriz Anya Taylor-Joy e direção de Scott Frank.

A trama envolvente da criança deixada aos nove anos em um orfanato, na década de 50, depois da morte de sua mãe em um acidente de carro, passa pelos métodos impessoais de cuidados em instituições públicas norte americanas da época.

Harmon descobre a paixão pelo jogo de xadrez ao mesmo tempo em que se torna viciada em tranquilizantes usados pelo estado como sedativos para as crianças em orfanatos.

ASSISTA AO GAMBITO DA RAINHA COM CLASSE. FAÇA UMA SURPRESA E DESFRUTE DA COMPANHIA DE QUEM VOCÊ GOSTA COM A UMANA FLORES. CLIQUE PARA OPÇÕES AQUI

Superando seus traumas pessoais, impulsionada por seu interesse e capacidade de raciocínio, a garota-prodígio quebra todas as barreiras no universo masculino do xadrez competitivo. Logo no início o autor demonstra a capacidade da menina, que sem ter um tabuleiro de xadrez, mentaliza no teto as peças e jogadas que vão modificar seu futuro.

A série surpreende também com detalhes no figurino, ambientação de época e iluminação condizente com tema, além de fundo musical apropriado.

Em entrevista a Tatiana Hullender, do site ScreenRant, Anya Taylor-Joy contou que nunca tinha jogado xadrez antes de ser convidada para atuar na série como a protagonista.

“Eu nunca tinha jogado xadrez antes de fazer parte do filme, e sinto-me muito grata por esse olhar nesse mundo secreto e mágico sobre o qual eu nada sabia”.

“Tive um incrível sensei de xadrez chamado Bruce Pandolfini, que é incrível, apoiador e muito doce”, contou Taylor-Joy.

A intérprete da protagonista revelou preocupação com seu desempenho na série.

“Parece estranho, mas sinto muita responsabilidade em relação à comunidade do xadrez, em contar a história corretamente e ser capaz de corretamente encarnar essa personagem”, confessou a atriz.

O Gambito da Rainha é estrelado por Anya Taylor-Joy, Thomas Brodie-Sangster, Bill Camp, Moses Ingram, Harry Melling e Chloe Pirrie.

Walter Tevis também é autor de O Homem que Caiu na Terra, que deu origem ao filme com David Bowie.

Para os apaixonados em xadrez ou não, a série pode ser uma boa opção em tempos de pandemia. Mostra como o tabuleiro de xadrez pode se transformar em um universo, em apenas 64 quadrados.

A jogada “Gambito” é a clássica entrega proposital de uma peça do xadrez para em seguida, tomar peças adversárias de maior potencial no jogo. Vale a pena conferir.

Comentários