O essencial para uma “startup”obter sucesso

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Para uma startup ser bem sucedida ela deve ter o encaixe perfeito em um ponto essencial, pois de nada adianta reunir os melhores profissionais do mercado, ter recursos para investir ou uma ideia fantástica. O mercado é quem vai determinar se seu produto ou serviço terá sucesso.

Um dos segredos é identificar até que ponto o produto ou serviço é capaz de satisfazer a demanda do mercado, significa que o mesmo ajusta-se a necessidade dos clientes.

A demanda é identificada como um problema ou dor do público algo. A resposta é ofertada em forma de produto/serviço como solução ou cura pela qual os clientes estariam propensos a pagar de forma contínua.

Nada tem o poder maior que o mercado, quem afirma é Marc Andreessen, Cofundador do Netscape que cunhou o termo em 2007. Market fit é o encaixe perfeito entre o que é oferecido e o que o cliente deseja.

  • Facilidade e continuidade das vendas(descoberta do produto);
  • Maior chance de renovação ou novas compras(validação do negócio);
  • Crescimento das vendas de forma natural(geração de clientes);
  • Baixo índice de rejeição( consolidação do produto/serviço no mercado;

Segundo Steve Blank, esses quatro fatores devem ser observados. Saber se seu produto/serviço é Market Fit basta ouvir o mercado, observar se ele está sendo comentado pelas pessoas como uma solução que faltava no mercado, uma solução esperada, algo que gere uma fidelidade espontânea e grande desejo pelo consumidor.

A dica é: foque 90% do esforço em uma ideia original, que seja também, uma necessidade de mercado, pois só ele pode responder se o produto/serviço será vencedor. Desenvolver um “product market fit”é o segredo do sucesso.

 

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