O começo da guerra. Os Estados Unidos lançaram mais de 50 mísseis Tomahawk contra uma base aérea na Síria na noite de hoje.

0

Segundo “New York Times” os ataques aconteceram por volta das 21h30 (hora de Brasília), 3h30 na hora local da Síria.

 Donald Trump fez ainda um apelo a outros países após o ataque. “Esta noite chamo todas as nações civilizadas para buscar um fim à matança e ao banho de sangue na Síria”.

O presidente disse também que não há dúvidas de que o governo sírio usou armas químicas, “violando as suas obrigações em relação à convenção de armas químicas e ignorando o Conselho de Segurança da ONU”. e que anos de tentativas prévias de modificar o comportamento de Assad falharam.

Segundo a Reuters, a emissora de TV estatal síria afirmou que uma base militar síria foi alvo de uma “agressão americana” nesta sexta (horário local) e que o ataque “levou a perdas”, sem especificar quais seriam.

O Pentágono informou que as forças russas que atuam na Síria foram comunicadas sobre o ataque com antecedência e que setores da base onde havia russos foram evitados e não foram atingidos.

Rússia e Síria

A Rússia, que também está ativa na região, alertou horas antes do ataque que uma ação enérgica dos Estados Unidos poderia ter “consequências negativas”, durante reunião do Conselho de Segurança da ONU. “Se houver uma ação militar, toda a responsabilidade recairá sobre os que tiverem iniciado uma empreitada tão trágica e duvidosa”, afirmou o embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, de acordo com O Globo.

  • Sobre o ataque químico, o governo turco afirmou que as autópsias de dezenas de corpos sírios revelaram o uso de gás sarin pelos militares comandados por Bashar al-Assad.
  • Pronunciamento de Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou um discurso de Trump explicando o ataque ao regime sírio. Abaixo, você acompanha na íntegra o texto:

    Meus compatriotas americanos,

    Na terça-feira, o ditador sírio Bashar al-Assad lançou um terrível ataque com armas químicas contra civis inocentes usando um agente nervoso mortal.

    Assad sufocou a vida de homens, mulheres e crianças inocentes. Foi uma morte lenta e brutal para muitos. Até mesmo lindos bebês foram cruelmente assassinados neste ataque tão bárbaro. Nenhum filho de Deus deve sofrer tal horror. Hoje à noite eu pedi um ataque militar direcionado numa base aérea na Síria, de onde o ataque químico foi lançado.

    É neste vital interesse de segurança nacional dos Estados Unidos prevenir e dissuadir a propagação e o uso de armas químicas mortais. Não pode se disputar que a Síria usou armas químicas proibidas, violou suas obrigações sob a convenção de armas químicas e ignorou a insistência do Conselho de Segurança da ONU.

    Anos de tentativas anteriores de mudar o comportamento de Assad falharam, e falharam de forma muito dramática. Como resultado, a crise de refugiados continua a se aprofundar e a região continua a desestabilizar, ameaçando os Estados Unidos e seus aliados.

    Nesta noite, apelo a todas as nações civilizadas para que se juntem a nós na busca para acabar com o massacre e o derramamento de sangue na Síria, e também para acabar com o terrorismo de todos os tipos e de todos os tipos. Pedimos a sabedoria de Deus quando enfrentamos o desafio de nosso mundo muito perturbado.

    Oramos pela vida dos feridos e pelas almas daqueles que se foram. E esperamos que, enquanto os EUA defendem a justiça, a paz e a harmonia prevalecerão. Boa noite e Deus abençoe a América e o mundo inteiro. Obrigado

     

Comentários