Mega operação apreende 47 aviões e traficantes de drogas PF cumpre 55 mandatos de prisão contra quadrilha

0

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (21) mandatos de apreensão de 47 aeronaves, 13 fazendas, 10 mil cabeças de gado e a prisão de  55 integrantes de uma quadrilha especializada em transportar drogas da Colômbia e da Bolívia para o Brasil,  Estados Unidos e Europa.

A PF prendeu João Soares Rocha, considerado o chefe da quadrilha, em Tucumã, no Pará, além de outras 16 pessoas até o momento.

O esquema da quadrilha era gigantesco e a estimativa é de que tenham traficado mais de 9 toneladas de cocaína entre 2017 e 2018.

São 400 policiais em ação com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás.

As investigações da PF tiveram apoio da agência americana DEA (Drug Enforcement Administration) e da agência surinamesa CTIU (CounterTerrorism Intelligence Unit) e os mandados foram expedidos pelo juiz federal Pedro Felipe de Oliveira Santos, da 4ª Vara de Palmas, TO.

Segundo as investigações, as aeronaves tinham inclusive serviços de manutenção e reposição de peças em angares utilizados pelo grupo e realizaram mais de 20 voos em um ano com pelo menos 400 kilos de cocaína em cada vôo.

Mecânicos adulteravam as aeronaves para aumentar a autonomia dos voos e ocultavam o prefixo original dos aparelhos, para despistar as autoridades.

As bases dos traficantes eram em Palmas e Porto Nacional, em Tocantins.

Comentários