“Medo de avião” Como voar tranquilo em pouco tempo

0
Foto: http://www.bodifordlawgroup.com/

Sentir um friozinho na barriga na hora da decolagem não é nada grave, mas quando o medo atrapalha a viagem é bom checar com um especialista.  Até o aumento no suor das mãos impede algumas pessoas de terem um voo tranquilo. Quem passa por essa aflição sabe como é ruim sentir ansiedade e vários outros sintomas, mas pouca gente sabe que esses “pequenos medos”, podem desaparecer rapidamente.

Para mostrar “o caminho das pedras” conversamos com a psicóloga Lilian Pelli, que é especialista em EMDR – (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) ou tratamento de Experiências Traumáticas por Estimulação dos Hemisférios Cerebrais.

“O EMDR é mais rápido porque vai direto ao ponto – Lílian Pelli”

A psicóloga Lilian Pelli, que é uma das pioneiras na formação em EMDR no Brasil e supervisora em Psicodrama, reitera que para perder os medos basta procurar ajuda profissional. “Às vezes perdemos ótimas oportunidades por não termos coragem de enfrentar nossas memórias e esta é uma forma rápida e eficiente de mudar nosso destino. Procurar ajuda profissional é sempre o caminho mais rápido para nos sentirmos preparados para superar obstáculos, mesmo os que parecem ser pequenos”, afirma.

 

Segundo Lílian Pelli, essa abordagem terapêutica começou a ser desenvolvida com o estudo do movimento dos olhos. O método já é um dos mais pesquisados nos EUA, com recomendação especial da American Psychiatric Association.

Uma dos pacientes de Lílian Pelli, atriz de um dos grupos teatrais mais famosos de Brasília, que preferimos não identificar, afirma que depois de algumas sessões superou o medo que carregava há décadas. A Atriz nunca havia conversado sobre o assunto com sua psicóloga, mas ao abordarem o tema, o resultado foi espantoso. “Esperei o medo chegar antes do voo, durante o voo e principalmente na hora de aterrissar, mas ele não chegou!” afirma a atriz.

Com diversos casos de sucesso em seu consultório, Lílian afirma que muitas pessoas não acreditam serem capazes de superar pequenos problemas. Outro caso curioso foi de um servidor do judiciário que teve de viajar aos EUA para um seminário. Ele afirma que experimentou um ótimo voo para Las Vegas, saindo de Brasília com escala em Miami, isso depois de ter passado apreensivo a semana anterior à viagem, por conta de um medo inexplicável bastante aflorado.

“Para minha surpresa não senti aquele incômodo. Foi como um passe de mágica. Conseguimos transformar uma jornada que seria estressante em prazerosa. Curti muito a cidade que foi projetada para o lazer e voltei com ótimas histórias pra contar, graças ao tratamento relâmpago em poucas sessões”, comemora o servidor público.

Além do desaparecimento dos sintomas, a eficácia do tratamento é comprovada a partir de tomografias computadorizadas que apontam mudanças significativas em áreas cerebrais. Também observa-se bons resultados do tratamento com apoio do EMDR para a preparação de estudantes para concursos, desempenho de atletas, depressão, tratamento odontológico, de pacientes para cirurgias, doenças psicossomáticas e até em casos mais graves como o de vítimas de abusos sexuais.

 

Serviço:

Psicóloga Lílian Pelli – Especialista em EMDR e Psicodramatista

Endereço: SCN, Shopping Liberty Mall, Torre A, sala 414, Brasília, DF

Telefone: (61)99815958

aeroplane-16749_640
Licença: CC0 Public Domain / FAQ Grátis para uso comercial / Atribuição não requerida

Comentários