Maquiagem para pele madura Aprenda como preparar corretamente a sua pele e a valorizar a beleza

0
Cate Blanchett // Getty Images
Meryl Streep // Getty Images
Meryl Streep // Getty Images

A cútis madura é geralmente mais seca e precisa de hidratação para que o acabamento da maquiagem fique natural e dure mais. “Se a pele não recebe hidratante antes da aplicação do make, ela busca, na base e no corretivo, ingredientes para driblar o ressecamento. O resultado é uma aparência craquelada”, explica Cacá Habeyche, maquiadora do salão Marcos Proença, em São Paulo.

Lilía Cabral // Divulgação
Lilía Cabral // Divulgação

O produto, aplicado depois do hidratante, ajuda a minimizar os poros dilatados e preenche rugas e linhas finas, dando a impressão de que são menores e menos profundas. O primer também faz a maquiagem durar mais.

Kim Catrall // Getty Images
Kim Catrall // Getty Images

“As bases de cobertura pesada podem se acumular nas marcas de expressão e evidenciá-las ainda mais”, alerta o maquiador Lili Ferraz, do salão MG Hair, em São Paulo. Prefira um cosmético mais leve e reforce a cobertura com corretivo onde for necessário, como olheiras e manchas de sol.

Giulia Gam // Divulgação
Giulia Gam // Divulgação

Assim como no caso da base, os experts recomendam finalizar o make da pele com poucas pinceladas de um pó fino e solto. “Por ser mais grosso, o pó compacto deixa a maquiagem pesada e artificial. Os pós de textura micronizada dão conta da finalização com leveza”, conta Cacá Habeyche.

Christiane Torloni // Divulgação
Christiane Torloni // Divulgação

“Sobrancelhas mais espessas e preenchidas conferem aspecto jovial”, opina Lili Ferraz. Faça traços com lápis marrom no sentido de crescimento dos pelos e esfume-os com sombra e pincel, tomando cuidado com os exageros. “A ideia é evidenciar as sobrancelhas, não desenhá-las novamente”, ensina a maquiadora Cacá.

Deborah Bloch // Divulgação
Deborah Bloch // Divulgação

Delineador gráfico e contorno muito marcado evidenciam olhos caídos e podem resultar em uma aparência cansada. A dica é fazer uma linha com lápis cremoso e usar um pincel para esfumar. Aproveite para passar lápis bege na linha d’água e abrir o olhar.

Cate Blanchett // Getty Images
Cate Blanchett // Getty Images

Aqui vale a regra do claro/escuro. Tudo que ganha brilho ou cores claras, fica em evidência. Ou seja: sombra cintilante, blush com glitter e iluminador não são recomendados para peles maduras, já que fazem as ruguinhas pularem. “Prefira sombras peroladas ou opacas e aposte em um blush pêssego ou marrom claro sem brilho”, recomenda Cacá, do Marcos Proença. Também vale guardar os blushes rosados no fundo da gaveta, pois podem infantilizar o make.

Dira Paes // Divulgação
Dira Paes // Divulgação

“Por serem muito emolientes, batons cremosos vazam dos lábios e invadem as rugas do contorno”, esclarece Lili, do MG Hair. As versões mate fixam melhor, ainda mais se aplicadas por cima de um lápis – só lembre-se de hidratar a boca com um bom lip balm.

Helen Mirren // Getty Images
Helen Mirren // Getty Images

A regra do claro/escuro também é válida quando o assunto é cor de batom. Tonalidades escuras, como vinho ou marrom, dão a impressão de menos volume e lábios finos. “Experimente vermelhos acesos, puxados para o laranja, e até um pink”, incentiva Cacá. Se você é do time das discretas, o pêssego pode ser uma opção.

Fonte: CLAUDIA – Por Melissa Vaz

Comentários