LULA LIVRE : MP quer semiaberto para corrupto Ex-presidente cumpriu tempo previsto na lei

0

Ser corrupto no Brasil parece ser um bom negócio, principalmente se você tiver um cargo importante e muitos amigos no judiciário.

Ladrões de galinha ou latas de leite em pó em supermercado costumam ficar preso mas de cinco anos, mas no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dilapidou o patrimônio da Petrobras e outras estatais, as leis, os juízes e o Ministério Público São complacentes e benevolentes.

O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já cumpriu tempo suficiente da pena para progredir para o regime semiaberto.

Isso mesmo, o ex-presidente condenado na Lava Jato e preso em regime fechado desde 7 de abril de 2018, vai para o regime semiaberto, com direito a trabalhar de dia e dormir na prisão.

Lula foi beneficiado pelo STJ, já que quando foi julgado em primeira instância, o atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão e o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), de segunda instância, aumentou a pena para 12 anos e 1 mês.

A defesa de Lula conquistou no STJ, a redução da  pena para 8 anos e 10 meses de prisão.

Para a subprocuradora Áurea Lustosa Pierre, o Superior Tribunal de Justiça deve conceder a progressão do regime com base na detração, figura jurídica que permite o desconto do tempo de prisão provisória da pena total.

Como o condenado já cumpriu 1 ano e um mês,  o tempo  seria descontado da pena total fixada pelo STJ, de 8 anos e 10 meses e Lula poderia progredir do regime fechado, que cumpre atualmente, para o semiaberto.

Muito bom para quem matou milhares de crianças nas filas de espera dos hospitais públicos.

Comentários