LAVA JATO FAZ 5 ANOS E NÚMEROS SÃO IMPRESSIONANTES Em todo país acontecem protestos contra decisão do STF que enfraquece a operação

0

A Operação Lava Jato completa cinco anos neste domingo (17).

A maior operação de combate a corrupção no Brasil faz aniversário e os números são impressionantes. Desde a deflagração da primeira fase, em 2014, já aconteceram 60 fases, 1599 ações judiciais na segunda instância, 49 sentenças proferidas e mais de 155 criminosos condenados. Entre os principais condenados estão figurões como o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva e o ex-presidente de uma das maiores construtoras do país,  Marcelo Odebrecht.

A maioria dos crimes envolvem lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas, crime contra a ordem econômica e falsidade ideológica.

Cinco anos depois, o juiz que se tornou conhecido no mundo todo pro condenar os primeiros acusados na operação, Sérgio Moro, hoje é ministro da Justiça.

A Lava Jato já recuperou para os cofres públicos nada menos do que R$ 13 bilhões por meio de bloqueio de bens e acordos com delatores. Esta é a operação que mais levou políticos ao banco dos réus. Neste domingo, movimentos sociais saem às ruas para protestar contra o Supremo Tribunal Federal que decidiu encaminhar crimes correlatos ao caixa dois para a fraquíssima justiça eleitoral.

As manifestações acontecem em todo país, durante o dia.

 

Comentários