João Carlos Martins abre Festival no CCBB na sexta com concerto gratuito e exibição do filme “João, o Maestro”

0
CCBB de Brasília recebe 3a edição do Festival de Cinema BB DTVM 
 
Mostra celebra a produção nacional, de 9 a 11 agosto 
 
Sessões de Cinema ao ar livre, DJ e apresentações gratuitas de João Carlos Martins, Sunflower Jam e Toni Garrido – Entrada franca

 

A terceira edição do Festival de Cinema chega ao Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília de 9 a 11 de agosto com entrada franca. A programação traz uma seleção de longas-metragens brasileiros, além de shows musicais e DJs.

O Festival foi pensado para o público de todas as idades e vai ocupar a área externa do CCBB DF. A produção preparou uma cenografia especial, com espaço para food trucks e bares, além de um amplo estacionamento gratuito. Diversão garantida para curtir ao ar livre.

Estão programados os longas “João, o Maestro”, “De pernas pro ar 3” e “Minha Fama de Mau” para exibições na área externa do CCBB DF. Antes e depois dos filmes e shows, o esquenta traz sets do DJ Lizzo. As sessões de filmes são acompanhadas de apresentações do maestro João Carlos Martins (sexta), Sunflower Jam (sábado) e Toni Garrido (domingo). A cada dia, Cinema e Música se complementam em uma programação especial.

A abertura acontece na sexta (9 de agosto), às 18h, com o DJ Lizzo. Em seguida, o público tem o privilégio de contar com a presença do grande maestro brasileiro João Carlos Martins, que apresenta o projeto “Orquestrando o Brasil”, às 20h. Trata-se de uma rica ação que dissemina conteúdos e oferece capacitação para regentes e músicos em várias partes do país. Às 21h15 tem início a exibição do filme “João, o Maestro”.

O “Orquestrando o Brasil” foi criado em 2018 com o apoio da Fundação Banco do Brasil e já conta com 430 (250 desatualizado) orquestras e bandas. São mais de 15 (9 desatualizado) mil músicos em 180 (150 desatualizado) municípios envolvidos na empreitada de João Carlos Martins. A ideia é “unir diferentes regentes e líderes de grupos musicais dispersos por todo o país.” Conta o maestro. “Muitas vezes estes regentes não têm nenhum apoio técnico que não o do Orquestrando o Brasil. O projeto procura romper o isolamento desses grupos, apoiar seu trabalho e divulgar suas realizações”.

A programação do Festival BB DTVM continua no sábado (10 de agosto) com a exibição de um recordista de bilheteria em 2019 – “De Pernas pro Ar 3”, às 20h, com as novas aventuras de Ingrid Guimarães pelo mundo. Às 22h05, a banda Sunflower Jam traz o seu som jovem para o palco na área externa do CCBB.
No domingo (11 de agosto) o público vai conferir o filme “Minha Fama de Mau” às 19h. Na tela a saga de Erasmo Carlos e o universo do Rock’n Roll. A programação musical ganha encerramento com o show de Toni Garrido às 21h15, seguido do set do DJ Lizzo às 22h15.


Sobre o Projeto Orquestrando o Brasil: 

A música é a linguagem universal, uma expressão cultural que une as pessoas e quebra barreiras. Já a educação musical tem o poder de transformar vidas e promover a inclusão social. Esse é o papel do projeto Orquestrando o Brasil, que capacita crianças e jovens para virarem instrumentistas clássicos enquanto lidera um movimento de expansão e consolidação da música local.

Lançado em 2018 com recursos da Fundação Banco do Brasil, o projeto ajuda a disseminar conteúdos, trocar conhecimento e oferecer capacitação para regentes corais, bandas e músicos de orquestras. No formato de plataforma digital, esta ferramenta ajuda a construir uma relação permanente e online de suporte e informação, tendo como objetivo principal ampliar o acesso das comunidades em situação de vulnerabilidade social à cultura.

O Orquestrando o Brasil permite aos que participam exercerem uma aptidão que tenham, ou venham a desenvolver. Isso resgata a cidadania, a autoestima e a dignidade social aos jovens envolvidos. Isso abre um mundo de oportunidades, inclusive de renda, para quem participa.

São priorizados os atendimentos a grupos musicais de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e que utilizam a música como ferramenta de transformação social e promoção da cultura local, nas comunidades em vulnerabilidade social.


A ferramenta irá promover e disseminar conteúdos e capacitações para regentes e músicos, além de proporcionar a constituição de redes para troca de experiências e intercâmbio.

A expectativa é que a ferramenta preste suporte para transformar os participantes em agentes mobilizadores da cultura musical em diversas localidades. No total, mais de cinco mil pessoas serão atendidas, entre jovens alunos, músicos e regentes.

Idealizado pelo maestro João Carlos Martins, o Orquestrando o Brasil também se apresenta pelo país provando que a música clássica está ao alcance de todos. Assim, mudando a vida não só das crianças e jovens envolvidos, mas de toda a comunidade, por meio da promoção da cultura local.
Acesse o site www.orquestrandobrasil.com.br para conhecer o projeto.

Programação:

09/08 – Sexta:

18h – DJ Lizzo

20h – Apresentação do “Orquestrando o Brasil” sob a regência do Maestro João Carlos Martins

21h – Intervalo

21h15 – Filme: João, o Maestro

23h15 – DJ Lizzo

0h – Encerramento

 

10/08 – Sábado:

18h – DJ Lizzo

20h – Filme: De pernas pro ar 3

21h50 – Intervalo

22h05 – Show: Sunflower Jam

23h30 – DJ Lizzo

01h – Encerramento

11/08 – Domingo:

17h – DJ Lizzo

19h – Filme: Minha fama de mau

21h – Intervalo

21h15 – Show: Toni Garrido

22h15 – DJ Lizzo

0h – Encerramento

 

Fichas Técnicas dos Filmes: 

João, O Maestro
Diretor: Mauro Lima
Elenco: Alexandre Nero Alinne Moraes Rodrigo Pandolfo
País de origem: Brasil
Ano de produção: 2017
Gênero: Drama/Música
Classificação: 14 anos
Duração:‧ 1h 57m

Sinopse: A história de um homem obstinado pela música. Com problemas de saúde na infância, João Carlos Martins vê sua vida se transformar quando descobre o dom para o piano. Ainda jovem e já uma das grandes promessas da música erudita mundial, sofre um acidente que interrompe momentaneamente sua carreira. E é assim durante toda a vida: uma luta para que as limitações físicas não o impeçam de seguir sua vocação. Mas o maestro é persistente, e não desiste nunca.

De Pernas pro Ar 3
Direção: Julia Rezende
Elenco: Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia
Ano de produção: 2019
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos
Duração: 1h 56m
Sinopse: O sucesso da rede de lojas Sexy Delícia leva Alice Segretto a um tour pelo mundo. Trabalhando sem parar, Alice percebe que não tem conseguido acompanhar sua família, que também cresceu. Impetuosa, ela toma uma decisão inusitada: decide se aposentar e entregar o comando dos negócios para sua mãe.

Minha Fama de Mau
Direção: Lui Farias
Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues
Ano de Produção: 2019
Gêneros Drama, Biografia, Musical
Duração: 1h 56 m
Sinopse: Na Tijuca da década de 1960, o jovem Erasmo Carlos alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis Presley, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências. Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos, e logo se tornam parceiros e amigos.

Trailers dos filmes:

João, o Maestro – www.youtube.com/watch?v=ae0g4SL8Zrs

De Pernas pro ar 3 – www.youtube.com/watch?v=u-16ASkGlaE

Minha Fama de Mau – www.youtube.com/watch?v=2sRhBkUREzo

Serviço: 3a edição do Festival de Cinema BB DTVM
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF
Data: De 9 a 11 de agosto de 2019
Ingresso: Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Para o cinema ao ar livre, a entrada no CCBB estará sujeita à capacidade do espaço.
Informações: (61) 3108-7600. 

Classificação indicativa: consultar a classificação indicativa dos filmes na programação. Para as sessões e shows ao ar livre, a classificação é 16 anos.
A BB DTVM é a gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil e tem o compromisso em oferecer soluções de investimento inovadoras e sustentáveis para todos os perfis de investidores. É líder de mercado, conforme Ranking Anbima de junho de 2019, com mais de 1,9 milhão de cotistas e R$ 1 trilhão sob gestão. 
Comentários