JAPÃO DECIDE ENTRAR EM ESTADO DE EMERGÊNCIA Japoneses querem facilitar ações de combate ao vírus chinês

0

O governo do Japão vai declarar nesta segunda-feira (6) estado de emergência para deter a propagação do novo coronavírus, que acelerou recentemente em algumas regiões do país, principalmente em Tóquio, segundo a imprensa local. A decisão foi sentida como positiva pelo mercado japonês e a bolsa de valores de Tóquio subiu 4,24%.

Apesar de ser vizinho de China, berço do novo coronavírus, o país foi muito menos afetado até o momento pela pandemia de Covid-19 que a Europa ou Estados Unidos. Porém, a contagem diária de novos casos aumentou consideravelmente na semana passada e, por isso, o governo vem sendo alvo de críticas por demorar a tomar medidas mais duras.

O governo Japonês estava mais preocupado até ontem, com os impactos do covid-19 na economia. O governo Japonês projeta uma crise econôomica semelhante ou pior do que em 2008/2009, quando o planeta sofreu depois da quebra de um banco nos EUA, arrastando os índices indicadores de todo o mundo para a lona.O banco Lheman Brothers fez um efeito de queda em dominó, a época. Agora o Japão dá uma guinada.

Até domingo (5), o Ministério da Saúde japonês anunciou 378 novos casos de coronavírus e 84 mortes. O número total de casos passa de 4,3 mil, dos quais 712 eram do navio de cruzeiro Diamond Princess. Algumas em,presas e fábricas já haviam paralisado sua atividades por conta própria e agora aguardam ajuda do governo que pode chegar com a decretação do estado de emergia.

Comentários