Ivermectina só pode ser vendida com receita, determina Anvisa

0

A Anvisa incluiu o vermífugo ivermectina no grupo de medicamentos controlados que só podem ser comprados com receita médica. A partir de hoje, a compra do vermífugo nas farmácias só será liberada mediante prescrição com assinatura e carimbo do médico.

O vermífugo foi incluído na mesma lista da cloroquina, hidroxicloroquina e nitazoxanida. A necessidade de receita para estes medicamentos vai durar até o fim da pandemia.

No início do mês, a Anvisa soltou uma nota afirmando que não existem estudos conclusivos que comprovem a eficácia da ivermectina no combate ao novo coronavírus.

A resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa determina que a receita deve deverá conter informações sobre a identificação do médico, do paciente, o nome da substância e a data de emissão com validade para 30 dias.

A decisão foi tomada após aumento da procura pela ivermectina nas drogarias e alertou que o uso do vermífugo para tratar outras doenças diferentes das que estão indicadas na bula é de escolha e responsabilidade médica.

Comentários