IOS 14 chega com mais acessibilidade

0

O iOS 14 foi revelado pela Apple com uma tela de início redesenhada, reforço na privacidade, funções novas de acessibilidade e um Safari mais rápido, privado e seguro.

Entre as maiores novidades, temos o VoiceOver para imagens, o tornando o iOS mais acessível para cegos e surdos até então.

Para quem não conhece, o VoiceOver é um recurso que fala o que está escrito na tela, permitindo o uso do iPhone por pessoas cegas ou com baixa visão. Mas ele não fazia milagres: se o aplicativo não fosse acessível (o que é bem comum) ou se um site publicasse uma foto sem descrição, esses conteúdos eram perdidos. No iOS 14, o iPhone pode reconhecer textos dentro de imagens, descrever uma foto com inteligência artificial e analisar todos os elementos da tela para melhorar sozinho a acessibilidade dos apps.

Para quem não escuta, outra novidade é o Reconhecimento de Som. Pessoas surdas não ouvem a campainha, um bebê chorando ou cachorro latindo no outro cômodo. Agora, elas poderão usar o iPhone para tomar conhecimento desses sons. Quando houver qualquer barulho por perto, o iPhone manda uma notificação para alertar o usuário (e tudo é configurável).

E mesmo quem não tem nenhum tipo de deficiência física pode se beneficiar de um truque novo: os iPhones reconhecerão toques duplos ou triplos na traseira e executar a ação que você escolher. Dois tapinhas nas costas do iPhone podem fazer desde um print ou abrir a Central de Notificações até criar um PDF da página que você estiver lendo.

Isso é a tecnologia evoluindo em prol de todos os tipos de pessoas. Cada dia que passa, a Apple se adequa mais a esses moldes (que nada têm de moldes) e continua no topo da preferência mundial. Amém, Apple!

Comentários