Inserção de Pessoas na Maturidade na Educação Superior

0

A Revista de Divulgação Científica Sena Aires (Revisa) publicou em sua mais nova edição o artigo “Inserção de Pessoas na Maturidade na Educação Superior”. Os autores são Kerolyn Ramos Garcia, Marileusa Dosolina Chiarello, Joaquim Trajano Pinto Soares Lima, Leonardo Costa Pereira, Suzana Schwerz Funghetto e Margô Gomes de Oliveira Karnikowski. O objetivo é comparar a inserção das pessoas maduras na educação superior, no Brasil, com o crescimento desta população no período de 2011/2016.

O método utilizado foram dados públicos do censo da educação superior de 2011 a 2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os dados populacionais dos grupos etários investigados para o mesmo período foram obtidos no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o artigo, o índice de envelhecimento aumentou quase 30%, enquanto as matrículas na educação superior de pessoas maduras aumentaram mais do que a população desse grupo etário, sendo o maior aumento na faixa acima de 60 anos.

As instituições privadas responderam por 4/5 das matrículas. Ainda de acordo com o artigo, a inclusão de pessoas na maturidade na educação superior pode contribuir para o processo de promoção de sua saúde. Para ler o artigo, clique aqui!

A Revista de Divulgação Científica Sena Aires (Revisa) é um periódico científico em formato online voltado para publicações da área de saúde e áreas afins. Este periódico eletrônico, criado em 2012, é editado e publicado semestralmente pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) de Valparaíso de Goiás (GO).

Comentários