Hoje é o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento Ao redor do planeta, o dia 21 de maio é celebrado em diversos países, com festas, debates, caminhadas e aulas

0

 

A imagem usada pela ONU para ilustrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural

Todo ano no dia 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebra não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a data um marco para o desenvolvimento sustentável no mundo em 2002, no ano seguinte à adoção da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural em 2001. Foi então que a necessidade de

reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade e a paz no mundo,

tornou-se oficial.

Desde setembro de 2015, quando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi criada pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento vem ganhando mais e mais projeção e a simpatia de pessoas do mundo inteiro.

No Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

  • Vamos promover a cultura e destacar a importância da diversidade como agente de inclusão e mudança positiva;
  • Vamos celebrar as várias manifestações culturais, desde as tangíveis até as intangíveis;
  • Vamos apoiar as indústrias criativas, a diversidade de expressões culturais e refletir sobre como elas contribuem para o diálogo e a compreensão mútua.
  • Vamos participar desta festa, promovendo a diversidade cultural, o diálogo e o desenvolvimento ao redor do planeta.

NOVA IORQUE

Durante todo o dia, na sede da ONU, autoridades e representantes de vários setores das Nações Unidas, em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), participarão de debates de alto-nível com a finalidade de reforçar o papel da cultura como principal agente transformador da sociedade.

A cultura é também um componente essencial para o desenvolvimento humano, representando uma fonte de identidade, inovação e criatividade para todos, fornecendo alternativas sustentáveis ​​para os desafios locais e globais.

A data ao redor do mundo

21 de maio de 2019 – Salvador, El Salvador

Conferência Nacional sobre Gestão de Riscos de Desastres e Preservação do Patrimônio Documental

 

21 e 22 de maio de 2019 – Victoria, Seychelles

Workshop da UNESCO sobre diversidade de mídia e pluralismo cultural em Seychelles – Treinamento para profissionais da mídia sobre seu papel como promotor da Diversidade de Expressões Culturais

 

21 de maio de 2019 – Port Moresby, Papua Nova Guiné

Celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento: Mesa Redonda sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável

 

21 de maio de 2019 – Mazatlán, México

Cidades criativas, diversidade e inovação

 

21 de maio de 2019 a 23 de maio de 2019 – Almaty, Cazaquistão

Primeira Reunião Regional da UNESCO sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático na região do Mar Cáspio

 

21 de maio de 2019 – Yangon, Myanmar

Caminhada pela Diversidade Cultural de Yangon

 

21 de maio de 2019 – Houston, Estados Unidos da América

Evento de lançamento da publicação “Legados da Escravatura: Um Livro de Recursos para Gestores de Sites e Itinerários da Memória” nos Estados Unidos – Exposição fotográfica: Site / Memória / Diáspora

 

20 e 21 de maio de 2019 – Paris, França

Quinta Reunião dos Estados-Membros na Convenção sobre o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, de 1970

 

21 de maio de 2019 – Nova York, Estados Unidos da América

Evento de Alto Nível sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável


BRASÍLIA: A CAPITAL DA DIVERSIDADE CULTURAL

CIDADE CRIATIVA ESCOLHIDA NA CATEGORIA “DESIGN”

 

Brasília atualmente faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), criada em 2004 para promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

As 180 cidades que atualmente compõem esta rede trabalham juntas para um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento em nível local e cooperar ativamente em nível internacional.

A CRIATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA TODO CRESCIMENTO: PESSOAL, EDUCACIONAL, URBANO, DE GERAÇÃO DE EMPREGOS.

11.3 Até 2030, melhorar a urbanização inclusiva e sustentável e a capacidade de planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis em todos os países

11.4 Fortalecer os esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo

 


ARTE A CÉU ABERTO

Aproveito para deixar aqui um breve registro feito durante um passeio à Feira de Artesanato da Torre de TV no último fim-de-semana.  Uma verdadeira exposição de arte ao ar livre.

DIVERSIDADE CULTURAL é um dos mais importantes objetivos da Agenda 2030. Brasília tem a criatividade que impulsionará o desenvolvimento urbano dentro de padrões sustentáveis.

Para tirar proveito máximo desse potencial criativo, ações que são imprescindíveis: PARCERIAS, COLABORATIVISMO, EMPATIA, TOLERÂNCIA e DESCENTRALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.

A ARTE E A CULTURA SÃO BENS QUE PERTENCEM ÀS FUTURAS GERAÇÕES: PASSAR ADIANTE O CONHECIMENTO NOS DÁ A CERTEZA DE QUE NOSSAS TRADIÇÕES PERMANECERÃO VIVAS.

Eduarda Sahlit é jornalista e editora responsável pelo site Brasilia in English
(www.brasiliainenglish.com.br), que promove a capital brasileira em inglês,
de maneira clara e didática, para os estrangeiros que vivem na cidade, no Brasil
e no mundo todo.
Nota: Todas as imagens publicadas nesta coluna são de responsabilidade da autora.


 

Comentários