Governo lança aplicativo para licitações Micro e pequenos empresários podem vender para órgãos públicos com mais facilidade e saberão sobre as licitações que serão abertas

0

Parece que o governo Bolsonaro acertou na mosca em se tratando de transparência para as licitações públicas, pelo menos para pequenas compras.

Fornecedores de bens e serviços para o setor público terão à disposição um aplicativo para acompanhar oportunidades de participação em licitações, o App ComprasNet Mobile que  já pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Google Play e Apple Store.

A partir das 5 da manhã, em dias úteis, os usuários do App receberão notificações no celular sobre a abertura das licitações de bens e serviços, bem como detalhes para participar de licitações do Executivo federal.

A ideia é facilitar a comunicação e o acesso à informação para pequenos fornecedores, democratizar o processo de compras governamentais e facilitar o controle, seja para os órgãos de fiscalização ou para o cidadão que quer acompanhar a licitação. .

Entre as funcionalidades disponíveis destaca-se a possibilidade de o usuário ser alertado apenas sobre contratações de seu interesse.  Nesta primeira versão, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

  • Licitações – permite a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item licitado;
  • Central de Mensagens – é uma espécie de correio eletrônico que envia mensagens para o usuário sobre assuntos relacionados ao sistema de licitações, como atualizações, mudanças, publicações de normas relacionadas ao tema;
  • Parametrização – permite a configuração de filtros para que sejam enviados avisos sobre as licitações publicadas no dia, de acordo com a área de interesse selecionada (ex: material de escritório, serviço de limpeza) e região do País;
  • Opção do ME/EPP – é uma funcionalidade que permite exibir licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, de acordo com o estabelecido na Lei Complementar nº 147/2014.

Há cerca de 12 milhões de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte registrados no País, de acordo com o Sebrae. Desses, aproximadamente 2% estão aptos a vender para o Governo.

“O aplicativo facilitará a ampliação da participação das empresas às licitações públicas e vai gerar um ciclo virtuoso, proporcionando desenvolvimento local, gerando empregos, ampliando a competitividade e reduzindo os valores das compras”, destaca Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia.

Essa é uma iniciativa que surge a partir da parceria firmada entre o Ministério da Economia e o Sebrae, que investirá aproximadamente R$ 11 milhões na modernização do sistema de compras públicas do Governo Federal (Comprasnet). O App Comprasnet Mobile é a primeira entrega dessa atuação conjunta. Nos próximos dois anos, haverá implantação de novos módulos no sistema e desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operacionalização.

Mais informações sobre o APP ComprasNet Mobile podem ser obtidas pelo telefone 0800-978 9001.

Veja como ficam as telas do aplicativo:

Tomara que funcione.

 

 

Comentários