Governo anuncia avanço em pesquisa de medicamento contra coronavirus Ministro da ciência e tecnologia disse que estamos chegando lá, na luta contra vírus chinês

0

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, anunciou em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, nessa quarta-feira 15, que medicamentos contra a Covid-19 estão sendo testados no Brasil e os resultados serão divulgados em maio.

O ministro não citou os nomes das drogas, mas deixou claro que não é hidroxidocloroquina.

Segundo Pontes, trata-se de “um remédio sem efeitos colaterais.”

Um dos remédios que podem ser usados é conhecido e pode ser administrado em casa com tratamento em curto prazo.

Marcos Pontes mostrou-se empolgado com os avanços da pesquisa. “Gente, isso é uma coisa muito importante para a gente,” disse o ministro que declarou que estamos “chegando lá”, para tirar o nosso país desta situação difícil.

Os testes com pacientes internados serão concluídos em quatro semanas.

O nome das drogas não foi divulgado para evitar correria em torno dos medicamentos.

Os estudos incluem 500 pacientes em sete hospitais (5 no Rio, 1 em São Paulo e no Distrito Federal). O tratamento dura 5 dias de medicação e 9 dias de observação.Pacientes e médicos não sabem qual medicamento está sendo usado.

Uma das linhas de pesquisa que conta com investimento do ministério está relacionada à vacina BCG, usada contra a tuberculose. Para essa pesquisa, o ministério repassou R$ 600 mil que devem ser investidos em estudos clínicos. A intenção é testar se vacinados são mais resistentes ao coronavírus.

Esse programa do governo federal, começou em fevereiro. Os estudos terão que continuar mesmo depois da pandemia do novo coronavírus, porque , segundo o ministro, outros “problemas como este” virão.

Comentários