Ex-secretario de Saúde do DF convocado na CPI da covid

0

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, aprovou a convocação do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco de Araújo Filho, para depor. Ele foi preso no ano passado na operação Falso Negativo, que apura irregularidades na aquisição de testes rápidos para detecção da covid-19 para a rede pública de saúde do DF.

No último dia 26, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também foi convocado pela CPI a prestar esclarecimentos sobre gastos públicos com ações de enfrentamento à pandemia.

Em julho de 2020, a Operação Falso Negativo fez buscas apreensões e prisões contra a cúpula da Secretaria de Saúde do DF. Sete foram presos.

Entre os crimes, a investigação descobriu um esquema de superfaturamento para compra de testes de diagnóstico de covid-19 ineficazes.

Além do ex-secretário, foram aprovados na CPI da Covid, os depoimentos de um desenvolvedor do aplicativo TrateCOV; o deputado federal Osmar Terra (MDB); o secretário de comunicação institucional, Felipe Cruz Pedri; o empresário José Alves Filho; o presidente da Apsen Farmacêutica, Renato Spallicci; o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa; e a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Francinato. Ainda não há data definida para os depoimentos.

Comentários