Os países integrantes da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira (30) a reabertura das fronteiras para turistas a partir de amanhã.
Por conta dos números da pandemia pelo novo coronavirus, apenas turistas de 15 países poderão visitar a Europa. Os turistas provenientes do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia ficaram de fora e estão proibidos de entrarem.
Turistas provenientes da Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai são bem vindos ao bloco europeu. Os chineses ainda precisam passar por critérios de reciprocidade, segundo informou o Conselho da UE em um comunicado.
Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia, de acordo com as autoridades.
Os 27 países que compõem o bloco não são obrigados legalmente a adotar a resolução, mas se não fizerem isso, correm risco de ter as suas fronteiras com outros países da Europa fechada -portanto, dificilmente algum país terá uma política diferente.
A Grécia exige testes de Covid-19 para quem chega da França, Itália, Espanha e Holanda. Os visitantes precisam ficar em isolamento até que saiam os resultados desses testes.
A República Checa não aceita turistas de Portugal e da Suécia.
Os residentes do Reino Unido podem viajar a muitos dos países da UE, mas aqueles que não estiverem fazendo viagens essenciais precisam se isolar por duas semanas.