Etihad reprova manobra comum na aviação Pouso 'caranguejado' de um A380 da companhia durante tempestade viralizou na internet

0

Se tornou viral o vídeo de um A380 da Etihad que enfrentou ventos fortes durante pouso no aeroporto de Heathrow, em Londres, durante a tempestade Dennis no último fim de semana. A cena foi classificada por muitos como ‘assustadora’ e até manobra ‘muito perigosa’.

Tecnicamente é um procedimento banal. Esse tipo de pouso é conhecido na aviação como “caranguejado”, numa referência ao crustáceo que não se move necessariamente numa linha reta em referência ao seu eixo.

As fortes correntes na cabeceira da pista chamadas ‘ventos de través’ modificam o eixo das aeronaves. Para que a aproximação seja perfeita, ainda no ar o piloto aponta o nariz da aeronave para a direção do vento em busca da correção da proa.

Cada modelo de avião traz em seu manual os limites de velocidade do vento para que a operação seja feita em segurança. A atenção no cockpit é total porque a interferência na trajetória da aeronave pode ser intensificada a qualquer momento, seja por rajadas ou pela variação na direção do vento.

Um aviador com o mínimo de experiência consegue lidar com o vento cruzado. Fazer um alinhamento antecipado com a pista, usar flaps parciais e pousar em uma roda só é praticamente um bê-a-bá para esses profissionais. Para um comandante de linha comercial então, que passa por treinamentos e avaliações constantes, essa manobra não assusta.

Algumas reportagens divulgaram informações exageradas sobre as condições climáticas e especificidades técnicas. Como um suposto ângulo de quase 45° do jato em relação á pista, quando na verdade não tenha chegado a 15°.

A alta repercussão do vídeo para o público leigo é compreensível.

Estranha foi a atitude da Etihad, que criticou a atuação dos tripulantes do A380 em um e-mail interno.

“Isto não é o que gostaríamos de assistir”, dizia o texto.

O comunicado irritou vários pilotos. Alguns ficaram tão revoltados que fizeram o documento chegar até a mídia e aos colunistas de aviação.

A Etihad sabe que já no início do curso de formação de pilotos o aviador aprende a manobra – chamada em inglês de “decrab” e a repete exaustivamente. Quem acessar o YouTube e digitar ‘crosswind landings’ verá 1 milhão de vídeos com pousos assim, especialmente em aeroportos europeus e asiáticos.

Criticar duramente profissionais que executaram uma manobra simples e segura gera insatisfação aos pilotos da companhia e aumenta a desconfiança infundada que passageiros leigos têm sobre segurança de voo.

(O vídeo com o pouso do Etihad, foi produzido pela Speedbird TV)

Comentários