Dicas eXpert: aprenda 7 truques do Mac que você possivelmente não conhece

0

O nosso Mac tem vários “segredos” escondidos que muitas vezes desconhecemos. Com o passar do tempo, acabamos por encontrar alguns deles, mas a verdade é que muitos ficam por descobrir mesmo após anos e anos de utilização de um computador Apple.

Fazer a captura de imagem de forma mais rápida

Normalmente, quando queremos capturar uma imagem acabamos por capturar alguns elementos que não são úteis. Nessas situações, o melhor mesmo é utilizar a opção de tirar print screen apenas a uma parte da tela do Mac. Para fazer isso, você precisa de pressionar 3 teclas ao mesmo tempo: Command + Shift + 4. Depois de fazer isso, veja como aparece uma mira no seu mouse. De seguida, basta preencher o espaço com o mouse e largar, tal como aparece na imagem abaixo.

Quando largar, o Mac vai baixar diretamente essa imagem para a sua Secretária.

Subindo a sua Dock

Se você quiser ver a sua Dock, basta pressionar ao mesmo tempo as teclas Command + alt + D. Desta forma, ela ficará “fixa” no seu ambiente de trabalho. Quando quiser remove-la, basta seguir o mesmo processo.

Alternância rápida entre apps (1)

Tal como acontece no Windows, no Mac você também pode alternar rapidamente entre as apps abertas utilizando o atalho Command + Tab. Com a Tab, você pode “viajar” entre as várias apps. Se quiser fechar a app selecionada, basta manter o Command + Tab e clicar no “Q”. Se quiser minimizar, troque o “Q” pelo “H”.

Alternância rápida entre Apps (2)

Existe outra forma de você alternar entre as várias apps do Mac. Para isso, basta que pressione a tecla F3 do Mac que as várias apps abertas vão ser apresentadas no seu ambiente de trabalho. Veja como fica na imagem abaixo:

Para selecionar a app que quer usar, basta clicar na janela correspondente. Para finalizar o processo, clique na app ou pressione F3 novamente.

Apague arquivos de forma mais rápida

Para apagar os arquivos de forma mais rápida é muito simples. Basta selecionar o arquivo e depois clicar nas teclas Command + delete e o arquivo vai diretamente para a lixeira do seu Mac.

Utilize o dicionário de forma mais rápida

Não sabe o significado de uma palavra? O dicionário do Mac pode ser uma excelente ajuda. Para utilizá-lo de forma rápida, basta selecionar a palavra e depois clicar nos botões control + command + D. Veja como fica na imagem abaixo:

Utilize o Spotlight como calculadora

Muitos usuários do Mac não sabem, mas o Spotlight permite que você faça cálculos matemáticos sem ter que usar a calculadora do Mac. Basta abrir o spotlight e depois fazer a sua conta. Na imagem abaixo, mostramos na prática como pode fazê-lo:

 

Comentários