Daniel Donizet propõe pontos de coleta para reaproveitamento social de bicicletas usadas Distrital propôs criação de ecopontos para doação e distribuição para fins sociais de patins, cadeiras de rodas, bicicletas, patinetes e outros.

0

O deputado distrital Daniel Donizet apresentou um Projeto de Lei que cria    pontos de descarte consciente e solidário de bicicletas em todo o DF.

O PL 319/2019  trata da possibilidade do poder público criar ecopontos para o descarte de bicicletas usadas que não teriam mais serventia para seus proprietários, mas que podem ser de grande utilidade para reciclagem com fins sociais.

As bicicletas que forem descartadas, segundo o parlamentar, deverão ser destinadas a associações de ciclistas sediadas no Distrito Federal ou para Organizações Não Governamentais, mediante convênio a ser realizado com o poder público.

“Nossa ideia é promover o descarte consciente e solidário com o objetivo restaurar e montar novas bicicletas, trabalho que será feito por mecânicos profissionais e de oficinas especializadas”, explicou o deputado Daniel Donizet.

A bicicleta é um excelente meio de transporte, faz bem à saúde e ao meio ambiente, porque não há a emissão de gases poluentes na sua utilização e agora ainda poderá ser motivo de solidariedade em Brasília.

O mercado desenvolve modelos novos e mais atraentes de forma frequente e  os apaixonados pelas bikes trocam de bicicleta mesmo tendo uma que ainda está em boas condições, o que motivou a iniciativa do deputado.

As associações ou ONGs ficariam com a responsabilidade de restaurar as bicicletas e, posteriormente, fazer a doação da bike para pessoas comprovadamente carentes. O PL  prevê montagens adaptadas que atendam às pessoas com deficiência. No caso em que a restauração não seja possível, a bicicleta e as peças deverão ser incineradas em fornos industriais.

Além das bicicletas, poderão ser descartados nos ecopontos patins, skates e cadeiras de rodas, todos com destinação para restauração e doação para pessoas carentes.

 

Comentários