Congresso confirma vitória de Biden depois de quatro mortes em invasão ao Capitólio, comandada por Trump

0

O Congresso dos EUA confirmou na madrugada desta quinta-feira (7) a vitória dos democratas Joe Biden para presidente e Kamala Harris para vice-presidente nas eleições dos Estados Unidos.

Após horas de interrupção da sessão, causada pela invasão de apoiadores do presidente Donald Trump ao Capitólio, o vice-presidente Mike Pence ratificou a contagem dos votos no Colégio Eleitoral às 5h44, horário de Brasília.

O vice presidente Pence, que conduziu a sessão, criticou a invasão do Capitólio.

“Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam”, afirmou Pence em seu discurso na reabertura. “A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho”.

Pence presidiu a sessão porque nos EUA o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado.

Depois da formalização da vitória de Biden, Donald Trump afirmou que haverá uma transição ordenada. Eleito, Joe Biden tomará posse no dia 20 de janeiro.

Parlamentares, incluindo apoiadores de longa data de Trump como o senador republicano Mitch McConnell, lamentou a invasão e a violência. “O Senado dos Estados Unidos não se intimidará. Não seremos mantidos fora desta câmara por bandidos, turbas ou ameaças”, afirmou o líder da maioria no Senado.

O líder da minoria no Senado, democrata Chuck Schumer, acusou o presidente Donald Trump de incentivar o comportamento dos invasores.

“Não se enganem, meus amigos, os eventos de hoje não aconteceram espontaneamente”, disse Schumer. “Este presidente carrega grande parte da culpa. Essa turba era em boa parte obra do presidente Trump… sua responsabilidade, sua vergonha eterna. Os eventos de hoje, certamente, certamente não teriam acontecido sem ele”.

Momentos antes da invasão, Trump disse que marcharia junto com os apoiadores ao Congresso. “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio e felicitar nossos bravos senadores e congressistas”, disse Trump. Quatro pessoas morreram durante os confrontos dentro do Capitólio, segundo a polícia.

Houve vandalismo, uma portas de vidro foram quebradas e gás lacrimogênio foi disparado pela polícia do Capitólio; guardas foram feridos

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h, por um período de 12 horas.

Comentários