Caldo: o queridinho da vez Além de fácil digestão, os caldos são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais

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A nova dieta líquida (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)
A nova dieta líquida (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)

Depois da mania do suco verde e do detox de sopas, agora é a vez dos caldos. Além de ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, são fáceis de digerir, já que são à base de água, e têm alto poder desintoxicante e hidratante.

Em Paris, o chef William Ledeuil incluiu a receita no cardápio do seu Ze Kitchen Galerie e lançou um livro com 80 receitas; enquanto o Bouillon, restaurante dedicado ao tema do chef Marc Favier (ex-assistente do estrelado Jean-François Piège), faz sucesso com opções gourmet do caldo. Em Nova York, o Brodo, do chef Marco Canora, oferece caldos to go numa portinha no East Village.

Por aqui, quem ganha versão líquida é a tapioca, queridinha das dietas sem glúten. A bebida é um mix de sagu de tapioca com chá de ervas, tem apenas cem calorias e pode substituir o café da manhã ou lanche da tarde.

Confira abaixo uma receita de Caldo de Legumes do livro de William Ledeuil:

CALDO DE LEGUMES
Rendimento: 3 litros

Ingredientes
PARTE 1
– 200 g de cogumelos Paris
– 250 g de cenouras
– 200 g de cebolas
– 200 g de cebolinha
– 150 g de alho-poró
– 150 g de aipo
– 250 g de erva-doce
– 100 g de aipo vermelho
– 4 L de água

PARTE 2
– 6 sticks de capim-limão
– 1/2 pimenta dedo de moça
– 50 g de gengibre
– 50 g de alho
– 10 g de pimenta preta
– 2 colheres de azeite de oliva
– 2 talos de manjericão tailandês
– 2 hastes de coentro
– 2 anis
– 1 colher de sopa de sal grosso
Modo de Preparo


1)
Lave e corte os cogumelos. Depois, descasque as cenouras, as cebolas e cebolinhas e corte-as.

2) Limpe e raspe o alho-poró, mantendo apenas a parte branca, e depois corte em pequenos pedaços. Lave e pique o aipo e a erva-doce.

3) Separadamente, corte os sticks de capim-limão longitudinalmente, retire as sementes da pimenta dedo de moça. Descasque e pique o gengibre e o alho. Coloque a pimenta preta.

4) Em uma panela grande em fogo alto, adicione o azeite e coloque os legumes com todos os ingredientes da parte 2 por 5 minutos. Cubra com água e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe durante 1 h 30 sem tampa.

5) Deixe a panela repousar por 30 minutos fora do calor, cobrindo firmemente com filme plástico.

6) Espalhe o caldo em uma peneira fina ou gaze. Armazene na geladeira.

Fonte: Revista Vogue

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