Brincar estimula o desenvolvimento saudável Para especialistas o brincar desenvolve a criatividade

0

O aprendizado na infância se dá por várias etapas estimulado pelo brincar. A criança faz das brincadeiras um universo próprio, com regras e disciplinas. A maneira de começar a ver o mundo faz parte desse período. Além disso, é um direito conquistado, faz parte da rotina da criança e necessita do acompanhamento da família e dos professores na escola.

A  2 em 1 Comunicação e Educação, no mês do Psicólogo, com apoio ANACEU, realizou nesta sexta-feira (30) mais um Webinar da série Conexões, conduzido pela professora Suzana Funghetto. A convidada do evento foi a Psicóloga Clínica da Infância, Luciana Delella, que possui Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília.

O evento contou com a participação de internautas interessados no tema que interagiram ao vivo perguntando sobre a formação de professores em relação ao tema e as diferenças entre o brincar e o jogo na era digital. Luciana Delella, enfatizou a importância do brincar entre pais e filhos para a construção de uma psiquê saudável. Para a psicóloga “o brincar é o momento ou a oportunidade que temos quando somos crianças para vivenciarmos e simularmos situações e conflitos da vida familiar e social. Essa ação  permite expressar emoções, exercer a criatividade e modos de interação social.  Brincar é uma forma segura das crianças vivenciarem seus medos, suas angústias e a sua agressividade, bem como resolver os seus conflitos internos. Também desenvolve o  raciocínio, a atenção, a imaginação, a criatividade estimulando novas linguagens e ajudam a criança a pensar”.

Também foi abordada a questão do lúdico na vida adulta e no processo de envelhecimento, conteúdo essencial na formação em Psicologia, lembrando que o lúdico diz respeito ao modo como desenvolvemos a criatividade a partir de brincadeiras, jogos, música e dança. É a expressão que caracteriza-se pelo aprender brincando. Quando a criança se diverte, interage, ensina e, consequentemente aprende.

Para conferir na íntegra o Webinar, acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCjEtrksj-K9OJ-GSBEHT-0Q

Acompanhe também a nossa agenda de eventos, em nosso site e nas redes sociais:

https://www.2em1consultoria.com.br/

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/

Comentários