Apple: não cubram a câmera do MacBook

0

Em um comunicado publicado no dia 2 de julho, a Apple solicitou aos donos do MacBook,
MacBook Air e MacBook Pro que não usem acessórios para tampar a lente da câmera dos
dispositivos. Mais importante, ainda, é que não fechem a tampa do laptop com o acessório
acoplado.
A empresa explicou que o espaço entre a webcam e o teclado do MacBook é muito estreito, e qualquer objeto que fique entre eles pode danificar sua tela.

Webcam e privacidade

Desde que gurus da tecnologia começaram a aparecer em público com seus notebooks
apresentando webcams cobertas, usuários de todo o mundo passaram a se preocupar mais
com a questão da privacidade. O fato é que invasores podem acessar indevidamente a webcam do dispositivo e espionar pessoas sem o seu consentimento. Por isso, hoje em dia, inúmeros modelos de laptops já saem de fábrica com uma tampa para a lente da webcam embutida. O acessório também pode ser adquirido separadamente em lojas especializadas.

Apple diz que é seguro não usar tampa

A Apple justificou seu pedido aos usuários, alegando que o MacBook conta com um LED que se acende quando a webcam do notebook está em uso. Exatamente por esse motivo, ele não precisa de uma tampa física. Segundo a companhia, é impossível acionar a câmera sem que o LED verde ao lado da lente fique aceso, o que denunciaria seu funcionamento.

Além disso, as configurações de segurança do macOS Mojave (e versões superiores) dão total controle aos usuários, sobre quais apps podem ter acesso à câmera. Antes de o dispositivo entrar em funcionamento, somente o usuário pode conceder a permissão.
O mecanismo de acionamento foi pensado dessa forma, justamente para minimizar os riscos em relação à privacidade e segurança.

Além da possibilidade de danificar a tela do MacBook, a Apple ainda citou que bloquear o lente da câmera do equipamento também pode interferir no funcionamento do sensor de luz ambiente, responsável por regular recursos da tela, como o brilho automático e o “True Tone”.

Comentários