Artesanato em pauta Semana começa agitada para artesãos de Brasília: na segunda, eles participam de audiência pública na Câmara Legislativa e, na terça-feira, celebram seu dia na Torre de TV

0

Eduarda Sahlit

O artesanato é uma das formas mais genuínas e marcantes da cultura popular. Isso porque ele é produto final da criatividade do artesão e do trabalho direto de suas mãos. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) qualifica o artesanato como uma importante manifestação cultural hereditária de um povo, e coloca sua preservação e disseminação no centro de sua missão de promover o desenvolvimento sustentável do planeta.

Sim, o artesanato é fundamental para a construção da paz no mundo, reduzindo a pobreza, promovendo o diálogo intercultural e diminuindo as brechas de educação e padrão financeiro entre as pessoas. Não há como se falar do desenvolvimento de um povo sem se falar do desenvolvimento do artesanato, e vice-versa, já que os dois evoluem (ou se transformam) mutuamente.

Brasília tem artesãos de todo o Brasil e aqueles que nasceram aqui, do encontro de muitas heranças culturais. E essa mistura acabou dando à capital do país sua própria identidade cultural. Incentivar o artesanato de Brasília significa promover o orgulho das pessoas por suas próprias raízes. Os frutos desse trabalho são sempre muito positivos, afinal, um povo orgulhoso de suas raízes é um povo que tem força e ânimo para crescer.

 

SEMANA DE ATIVIDADES

Na segunda-feira, dia 18 de março de 2019, às 10:00, o Gabinete Parlamentar do Deputado Distrital Reginaldo Sardinha (Avante) fará Audiência Pública  para debater a “importância, disseminação e manutenção do artesanato no Distrito Federal”. O Deputado Reginaldo Sardinha convida todos os artesãos do DF e entorno a participarem.

Segundo Herbert Amorim, Presidente da Federação das Associações de Artesãos do DF e Entorno (FAARTE- DF), a reunião será uma excelente oportunidade para artesãos reivindicarem, por exemplo, uma maior atenção à feira da Torre de TV. Na ocasião, será dada chance aos artesãos de falar na tribuna, inclusive.

Na terça-feira, dia 19 de março de 2019, Dia do Artesão, haverá um grande encontro de artesãos na Torre de TV a partir das 9:00. “Nesse dia serão firmadas parcerias com secretarias e órgãos públicos. Serão serviços parecidos com uma Ação Global para artesãos de Brasília”, explica Herbert.

Durante toda a semana, de 18 a 22 de março, haverá uma exposição do artesanato local na Câmara Legislativa do DF. A exposição é aberta ao público e acontece durante o dia todo.

Todos os artesãos estão convidados a participar da intensa semana de atividades e serão muito bem-vindos!

 

A herança cultural é o nosso legado do passado, o que vivemos hoje e o que transmitiremos às futuras gerações. Nossa herança cultural e natural são fontes de vida e inspiração insubstituíveis.

UNESCO World Heritage Center

http://whc.unesco.org/en/about

SERVIÇO:

Audiência Pública sobre a “Importância, disseminação e manutenção do artesanato no Distrito Federal”

Local: Plenário da Câmara Legislativa do DF

Data: 18 de março de 2019 (segunda-feira)

Horário: 10:00

Iniciativa: Deputado Distrital Reginaldo Sardinha (Avante)

– Todos os artesãos do DF e entorno convidados a participar

 

Dia do Artesão – “Homenagens, palestras e atrações culturais”

Local: Praça de alimentação da Torre de TV

Data: 19 de março de 2019 (terça-feira)

Horário: a partir de 9:00

– Encontro aberto a artesãos e a toda a população do DF

 

Exposição de Artesãos na CLDF – Durante toda a semana

Local: Praça do Espelho D’Água ao lado do auditório – Câmara Legislativa do DF – 1º Piso

Data: de 18 a 22 de março de 2019 (segunda a sexta-feira)

Horário: todos os dias, de 9:00 às 18:00

– Encontro aberto a artesãos e a toda a população do DF


Contatos:

 

Herbert Amorim

Presidente da Federação das Associações de Artesãos do DF e Entorno (FAARTE- DF)

Tel.: (61) 9-9213-4702

 

Lúcia Cruz

Presidente da Associação Sudoeste/Octogonal de Artesanato Solidário (Assoartes) e Presidente do Conselho Regional de Cultura da RA XXII

Tel.: (61) 9-8131-9645

Comentários