A era digital entrou na nossa casa e a formação profissional modificou

0
Foto: ThisIsEngineering via Pexels

Suzana Schwerz Funghetto

Educadora especial, diretora da 2 em 1 Comunicação e Educação

Alexandre Lemos Bernardes

Jornalista, diretor da 2 em 1 Comunicação e Educação

 

Com  o advento da pandemia, a tal era digital chegou em pleno século 21, apesar dela ter sido criada ou instalada a partir de 1980 de acordo com vários historiadores que determinam a marca do tempo. Nesse tempo os equipamentos de informática, as tecnologias  de comunicação e educação vieram para ficar. Quem não sabia usar, agora é um habitue desse Click que te leva a um mundo de descobertas por meio de computadores, notebooks, tabletes, ou simplesmente o aparelho celular.  Para alguns, a tarefa é um martírio, já outros manuseiam sem o menor obstáculo (aí gera uma certa inveja), mas vamos em frente que atrás vem gente.

Nesse onda de lives, home office e reuniões virtuais (temos noticia de vários aniversários, casamentos e sabe se lá o que mais feitos a distância), a população ao menos aqueles que tem acesso a esse maquinário, tiram proveito, na comodidade de suas casas. Nessa esteira, sugeriam em diversos canais de mídias sociais como youtube, facebook, entre outros, cursos gratuitos em variadas modalidades.

Plataformas online, são desenvolvidas em tempo recorde, propiciando levar conhecimento a todos os segmentos da sociedade civil. Essa nova realidade vem se consolidam na medida da necessidade do confinamento ou distanciamento social da inacreditável pandemia do Covid-19 (já que estamos no século 21, e ninguém imaginou tal coisa).

Quem precisa trabalhar de casa, usa como grande aliado e sem parcimônia, outros por puro passa tempo. Mas no fundo, todos nós estamos hoje atrelados aos dispositivos digitais. Rapidamente Instituições e plataformas educacionais, oferecem uma infinidade de cursos online, na busca de mais conhecimento, formação e atualização de profissionais em aéreas diversas.

A modalidade EAD, traz infinitas vantagens, custo zero(gratuitos) ou baixíssimo valor, facilidades na mobilidade, já que o aluno só se desloca do quarto para sala ou vice-versa. O cursos de aprimoramento oferecem certificados e facilitam o aprofundamento de vários assuntos aumentando a sabedoria e a qualidade de vida, visto que  são  rápidos, interativos e mais viáveis economicamente. Muitos desses cursos, além de altamente qualificados, possibilitam ideias novas e criativas que aprimoram o fazer profissional.

Enormes oportunidades surgem a partir da era digital, aproximando todos, em um mundo novo conectado. Nesse sentido, o profissional aprende de  forma interativa (se a velocidade da internet permitir). A curiosidade leva ao aprender e abre novas oportunidades de negócios outrora restrita a poucos. Olha que a tal era digital, só está começando, (mesmo presente a pelo menos 30 anos), pode ser considerada o ponto de partida para a maioria e não tem destino final.

Temos que aproveitar o lado bom dessa história recente,  com a transição para o chamado novo normal. Nesse novo modelo o mundo conectado está na palma da sua mão.

Boa sorte e bons estudos!!

Comentários