A Apple Siri e a prevenção do suicídio

0
A Apple Siri e a prevenção do suicídio

DADOS SOBRE SUICÍDIO

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O ato pode ocorrer durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.

O QUE É A SIRI?

Para quem não conhece, Siri é um aplicativo inteligente que auxilia o usuário a realizar tarefas em um aparelho por meio do recurso de voz. Trata-se de um aplicativo no estilo assistente pessoal utilizando processamento de linguagem natural para responder perguntas, executar tarefas e outras atividades. Por possuir uma tecnologia mais refinada, a Siri não necessita que o usuário diga palavras predeterminadas ou comandos específicos, já que a assistente consegue compreender frases de forma precisa.

A APPLE SIRI E A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Na prática, o software pode detectar quando a pessoa está com sérios problemas, através das buscas e palavras digitadas. Ao falar “Quero cometer suicídio” ou qualquer outra frase ou pergunta sobre este assunto, a Siri mostra automaticamente locais de entidades de prevenção ao suicídio, com indicações de mapas e telefones como o do Centro de Valorização da Vida (188).

É importante saber que, como a Siri mesmo fala, é importante conversar com alguém. Sejam familiares, amigos ou profissionais da saúde, saiba que você nunca estará sozinho. Busque ajuda!

Comentários